Exposição sobre sexualidade: Masp altera classificação etária para 18 anos

Mostra com mais de 200 obras, que será inaugurada nesta sexta (20) e teria classificação livre, agora altera a indicação para maiores de 18 anos


[Esta matéria foi atualizada em 21/10, às 10h35]

O Masp alterou a classificação etária para a mostra “Histórias da Sexualidade” de livre para 18 anos. A exposição, que será inaugurada nesta sexta-feira (20), vinha causando polêmica nas redes sociais pelo fato de ser aberta tanto para adultos quanto para crianças.

O aviso oficial diz que “devido a algumas obras apresentarem conteúdo contendo violência, sexo explícito e linguagem imprópria, a exposição terá classificação indicativa de 18 anos, seguindo a orientação do manual do Ministério da Justiça”. Questionada, a assessoria, no entanto, não quis explicar o motivo da alteração.

Com a nova classificação, a entrada de menores de 18 está proibida, mesmo que estejam acompanhados de pais ou responsáveis.

 

HistoriasdaSexualidade-DorothyYanone

Picture 1 of 11

Obra de Dorothy Iannone, de 1969-70 (Cortesia Peres Projects/Divulgação)

DETALHES DA EXPOSIÇÃO

O intuito da mostra é apresentar um panorama das representações da sexualidade em diferentes períodos e técnicas artísticas. O público poderá observar mais de 200 obras do acervo do museu e também de coleções brasileiras e internacionais, incluindo desenhos, pinturas, esculturas e fotografias de nomes como Anita Malfatti, Francis Bacon, Edgar Degas, Lasar Segall, Cícero Dias e Pablo Picasso.

A mostra vai ocupar três espaços expositivos do Masp: a sala de vídeo (que contará com um trabalho inédito de Mauricio Dias & Walter Riedweg), a galeria do primeiro subsolo e o primeiro andar. É lá que estará a maior parte das obras, divididas em oito núcleos temáticos, sendo eles Corpos Nus, Totemismos, Religiosidade, Performatividade de Gênero, Jogos Sexuais, Mercado de Sexo, Linguagens e Voyeurismo.

Segundo o Masp, que completa 70 anos em outubro, estarão expostos corpos femininos, masculinos, trans e travestis de diferentes belezas e padrões, que podem “suscitar reações de repulsa e abjeção, desejo e encantamento”. Uma vitrine também vai abrigar imagens de diversas representações de órgãos sexuais, com falos, vulvas e seios.

A curadoria é de Adriano Pedrosa (diretor artístico do Masp), Lilia Schwarcz (curadora-adjunta de histórias do Masp), Pablo León de la Barra (curador-adjunto de arte latino-americana do Masp) e Camila Bechelany (curadora-assistente do Masp). Os ingressos custam R$ 30.

“HISTÓRIAS DA SEXUALIDADE”
Onde: Masp (Avenida Paulista, 1.578, Bela Vista, São Paulo, SP)
Quando: 20/10 a 14/2/2018 – terça a domingo (10h às 18h); quinta (10h às 20h)
Quanto: R$ 30 (às terças: grátis)
+ infos: classificação 18 anos

  • Etiene Miranda

    Se a classificação é acima de 18, pq ainda esta grátis para menores de 10 anos? Acima de 18, mas menores de 10 não pagam? Sei…

    • Luiza Wolf C. Pereira

      Olá, Etiene. É que, segundo as informações do Masp, a classificação de 18 anos é indicativa. Ou seja, a exposição não é vetada aos menores de idade, apenas não é indicada para esse público.
      Obrigada por nos acompanhar!

    • Léo U. Hull

      Eu, por exemplo, vou levar meus filhos de 08 e 10 anos lá. Se quiser eu levo os seus também, Etiene, acho que um pouco de cultura fará bem a eles.