‘Animais Fantásticos 2’: O que você precisa saber antes de ver o filme

Sem dar spoiler, indicamos o que é necessário lembrar da saga "Harry Potter" para entender "Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald"


“Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald” estreia na quinta (15/11). Com direção de David Yates e roteiro de J.K. Rowling, o filme é a continuação de “Animais Fantásticos e Onde Habitam” (2016), spin-off da saga “Harry Potter”.

Na nova trama, o zoólogo mágico Newt Scamander (Eddie Redmayne) aceita a missão dada pelo professor Alvo Dumbledore (Jude Law) e vai até Paris para enfrentar o vilão Gellert Grindelwald (Johnny Depp). 

A convite da Warner Bros., o Culturice já assistiu ao filme e pode atestar: alguns detalhes da trama exigem conhecimento da saga “Harry Potter” – desde “A Pedra Filosofal” (o filme foi lançado em 2001) até “As Relíquias da Morte” (2010 e 2011).

Sem dar nenhum spoiler sobre “Animais Fantásticos 2”, relembramos fatos que vão ajudar você a assistir ao novo filme sobre o mundo bruxo.

O Espelho de Ojesed

O Espelho de Ojesed em “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (Foto: Reprodução)

Em “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (2001), o bruxinho Harry encontra um misterioso espelho. O professor Dumbledore explica: trata-se do Espelho de Ojesed, que mostra o desejo mais profundo de quem está refletido nele. É por meio do artefato mágico que Harry consegue recuperar a Pedra Filosofal.

Lembra? Então tá. É tudo que vamos dizer a respeito disso.  

Nicolau Flamel

Flamel era um famoso alquimista do mundo bruxo e amigo pessoal de Alvo Dumbledore. Em “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, o professor explica que o amigo era imortal justamente porque detinha a Pedra, que esticava os seus anos de vida.

No livro (ou no filme), Flamel decide morrer e confia a Pedra e Dumbledore.

Nagini

Nagini em cena de “Harry Potter e as Relíquias da Morte” (Foto: Reprodução)

É bem difícil não se lembrar de Nagini. A serpente acompanhou Lord Voldemort por grande parte da saga – desde, pelo menos, “O Cálice de Fogo” (2005).

Nagini não era só o pet do Lorde das Trevas – era sua fiel escudeira. E mais: como descobrimos em “As Relíquias da Morte”, o bicho também é uma das horcruxes de Voldemort, ou seja, ela guarda um pedaço da alma de seu mestre.

Ariana

O quadro de Ariana, em “Harry Potter e as Relíquias da Morte” (Foto: Reprodução)

Um dos principais fios-condutores da trama de “As Relíquias da Morte” é o passado controverso de Alvo Dumbledore. Harry vai descobrindo que o diretor de Hogwarts, afinal, tinha personalidade um tanto duvidosa – o que fez com que a admiração do aluno caísse um pouco.

Um dos baques para Harry (e para nós, leitores e espectadores) foi a história de Ariana, a irmã caçula de Dumbledore. 

Ariana tinha seis anos quando foi agredida fisicamente por três garotos trouxas – eles queriam que ela praticasse magia; a menina não sabia controlá-la e pagou caro por isso. Desde então, Ariana se recusou a praticar magia e enlouqueceu.

O pai da garota se vingou dos meninos que a atacaram e acabou preso em Azkaban – ou seja, foi uma baita tragédia na família Dumbledore.

Com medo de que Ariana fosse mandada a um hospício, a mãe Kendra e seu outro filho, Aberforth, a esconderam em casa.

Quando tinha 14 anos, Ariana acidentalmente matou a mãe durante um ataque de raiva – mais tragédia. Alvo Dumbledore, que estava viajando pelo mundo, voltou para casa para ajudar a cuidar da irmã.

O problema é que Aberforth não estava a fim de receber ordens do irmão Alvo (que, até então, era ausente da família), tampouco do melhor amigo dele, o perigoso Gellert Grindelwald (leia abaixo).

Um dia, os três acabaram se desentendendo e duelando – Ariana entrou no meio, talvez para apartar a briga, e acabou morta. Até hoje, ninguém sabe de qual varinha saiu o feitiço que a matou. Mas o fato é que essa tragédia final assombrou Alvo e Aberforth para sempre.

Dumbledore e Grindelwald

Jude Law interpreta Alvo Dumbledore (Foto: Divulgação)

Chegamos ao ponto crucial para entender “Animais Fantásticos 2”. O bruxo das trevas Gellert Grindelwald é outra mancha no passado de Dumbledore que descobrimos em “As Relíquias da Morte”.

Como Jude Law assume agora o papel de um jovem Alvo Dumbledore, claro, essa trama é fundamental em “Animais Fantásticos”.

Os jovens Grindewald e Dumbledore tinham um objetivo em comum: caçar as três Relíquias da Morte – a Capa da Invisibilidade, a Pedra da Ressurreição e a Varinha das Varinhas – e obter poder suficiente para que os bruxos não precisassem mais se esconder dos trouxas.

Johnny Depp como Gellert Grindelwald em “Animais Fantásticos 2” (Foto: Divulgação)

Mas Dumbledore começou a perceber que as intenções de Grindelwald eram bastante obscuras: ele considerava a raça bruxa era superior – bem nos moldes de Lord Voldemort, que surgiria mais tarde.

Os conflitos de interesses criaram alguns atritos no relacionamento, mas a gota d’água foi mesmo a morte de Ariana, como contamos acima.

O fato, porém, é que Dumbledore e Grindelwald tinham uma amizade muito profunda – os fãs especulam que os dois tivessem um relacionamento amoroso, o que foi quase confirmado por J.K. Rowling. A autora afirmou que sempre pensou em Dumbledore como um personagem gay, ainda que os livros e os filmes não explicitem a orientação sexual do professor.

Assista ao trailer de “Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald”