O Museu de Arte de São Paulo completa 70 anos de funcionamento em outubro deste ano, mas as celebrações começam desde já. A exposição “Avenida Paulista”, que será inaugurada nesta quinta-feira (16) às 20h, reflete o desejo que o museu tem de explorar o seu entorno. Serão cerca de 150 obras assinadas por 57 artistas: 17 deles criaram projetos exclusivamente para a mostra. Nomes como 3Nós3, Antônio Moraes, Carlos Fadon, Cláudia Andujar e Lina Bo Bardi estarão por lá.
Neste dia de abertura, o público poderá visitar o local gratuitamente das 20h às 22h – nos outros dias (menos terça, que é sempre grátis), a entrada custa R$ 30. A mostra vai ocupar o 1º e o 2º andar, além do mezanino do 1º subsolo e a sala de vídeo do 2º subsolo.
Obra do grupo 3Nós3 (Divulgação)
A ideia é que as obras expostas abordem as dimensões históricas, sociais, econômicas, culturais e antropológicas da avenida, que possui mais de 2.800 metros de extensão e abriga o Masp. Símbolo de São Paulo, a Paulista tem mais de 120 anos e se tornou um importante centro comercial, financeiro, cultural e turístico da cidade. Também é palco de significativas comemorações, como a Parada do Orgulho LGBT, a corrida de São Silvestre e manifestações políticas.
A exposição tem curadoria de Adriano Pedrosa (diretor artístico do Masp), Tomás Toledo (curador), Amilton Mattos (etnomusicólogo), Camila Bechelany, Fernando Oliva e Luiza Proença (curadores do museu).
“AVENIDA PAULISTA”
Temporada: 16/2 a 28/5
Onde: Masp (Avenida Paulista, 1.578, Bela Vista, São Paulo, SP)
Quando: terça a domingo (10h às 18h); quinta (10h às 20h)
Ingresso: R$ 30 (às terças: GRÁTIS)
Obra de Antônio Moraes (Divulgação)