Nando Reis se apresentou para casa cheia, no Citibank Hall, em São Paulo, nos dias 31/3 e 1º/4. Era a estreia de sua nova turnê, “Jardim-Pomar”, baseada no álbum homônimo e o mais recente de sua carreira.
No repertório, figuraram, claro, as canções de “Jardim-Pomar”, álbum lançado de forma independente e produzido pelo norte-americano Barrett Martin, que tocou bateria na apresentação em São Paulo.
Nando Reis durante show da turnê “Jardim-Pomar”, no Citibank Hall, em São Paulo (Foto: Luiza Wolf/Culturice)
Mas canções de sucesso não ficaram de fora —ganharam, inclusive, nova roupagem. De forma geral, mas músicas ficaram mais lentas do que estamos acostumados a ouvi-las.
Nando abriu o show com “Infinito Oito”, que é também a primeira música do álbum. Emendou a antiga “Infernal” e voltou para uma composição nova, com “Inimitável”. Mas foi mesmo na quarta canção, a clássica “Marvin”, que o público se empolgou.
Essa reação, aliás, permaneceu durante todo o show: a resposta da plateia era muito mais incisiva com as canções mais antigas, a exemplo de “Sou Dela”, “Dois Rios” (composta em parecria com Samuel Rosa e Lô Borges), “Por Onde Andei”, “Os Cegos do Castelo”, “All Star” e “Relicário”. A recente “Só Posso Dizer” foi exceção: o público, animado, a cantou em coro.
Em tempo: “Jardim-Pomar” foi além do nome da turnê. É que, nos shows, a equipe distribui pacotinhos com sementes de árvores pertencentes à mata ciliar de cada região. E, como disse o próprio Nando Reis, “não é para guardar no bolso, na gaveta ou jogar fora”. O objetivo da campanha é, claro, que cada pessoa plante as árvores.
A partir de agora, Nando Reis parte para Recife, em Pernambuco, no dia 7/4. Ele passa ainda por Fortaleza, no Ceará (em 8/4), Rio Grande do Sul (em Santa Rosa, 13/4; Ijuí, 14/4; Nova Prata, 15/4; e Uruguaiana, 16/4). Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Bahia também estão no calendário. Confira todas as datas aqui.
Veja, abaixo, vídeos de canções apresentadas no novo show.