‘Annabelle 2: A Criação do Mal’ resgata terror presente na série ‘Invocação do Mal’

Sob direção de David Sandberg, continuação do spin-off parece se redimir do má desempenho do longa de estreia


Se a franquia de “Invocação do Mal”, dirigida por James Wan, se tornou uma das melhores ao se falar em filmes de terror, o spin-off da série, “Annabelle” (2014), não foi lá essas coisas e deixou bastante a desejar.

Mas a continuação do longa, “Annabelle 2: A Criação do Mal”, parece se redimir do má desempenho da estreia. Sob direção de David Sandberg, de “Quando as Luzes se Apagam” (2016), o filme, que estreia nesta quinta (17), investiga como a boneca se tornou um objeto dominado pelo mal.

De fato, a história dá um novo sentido (bem mais interessante) a Annabelle. Na trama, doze anos após a trágica morte de sua filha, o artesão de bonecas Samuel Mullins e sua mulher decidem dar moradia a uma freira e algumas meninas órfãs cujo abrigo foi fechado.

Cena de “Anabelle 2”, continuação do spin-off de “Invocação do Mal” (Divulgação)

O que seria um ato de compaixão e uma forma de trazer, novamente, alegria à casa, se torna a chave que desencadeia o demônio por trás de Annabelle. Uma das meninas, afetada pela poliomielite, tem saúde frágil e problema em uma das pernas, e se torna alvo fácil da boneca possuída –que, vale ressaltar, foi criada pelo próprio artesão.

É aí que o expectador descobre a história por trás da boneca sinistra, em cenas que conseguem resgatar os sustos e todo o suspense presentes em “Inovação do Mal” (e que faltaram ao primeiro filme do spin-off).

Itens como os detalhes da casa dos Mullins, o quarto da filha que já morreu, a sequência em que os brinquedos do quarto começam a ganhar vida (e aterrorizar as meninas) e até a condição da senhora Mullins, acamada, tornam tudo mais perturbador.

Há alguns desencontros narrativos, como a cena em que a boneca real, de pano (que hoje “reside” na casa-museu dos médiuns Ed e Lorraine Warren, nos Estados Unidos) aparece. E a iminente burrice que acomete os personagens em filmes de terror –que diabos a menina vai abrir a porta do armário onde a boneca amaldiçoada está?

Mas, tudo bem. Sandberg conseguiu resgatar o friozinho na barriga que os filmes de James Wan dão. E, afinal, é isso que os fãs da série querem ver. (por Alice Dias)

Avaliação: bom

Assista ao trailer de “Anabelle 2: A Criação do Mal”