Nesta quinta (24/8), 11 filmes estreiam nos cinemas. Entre eles, o destaque fica com o nacional “Bingo – O Rei das Manhãs”. Protagonizado por Vladimir Brichta e roteirizado por Luiz Bolognesi, o longa retoma a trajetória do palhaço Bozo – cujo nome foi mudado para Bingo para que a produção tivesse mais liberdade sobre a obra.
“A Torre Negra”, aventura com Idris Elba, e “O Castelo de Vidro”, drama com Brie Larson (vencedora do Oscar por “O Quarto de Jack”) também se destacam na programação.
Outro longa que merece atenção é o documentário “Um Filme de Cinema”, de Walter Carvalho, que promete agradar aos cinéfilos.
Confira as sinopses e os trailers abaixo.
BINGO – O REI DAS MANHÃS
Drama. Brasil, 2017. Direção: Daniel Rezende. Com: Vladimir Brichta, Leandra Leal, Augusto Madeira. 1h51.
Roteirizado por Luiz Bolognesi (de “Bicho de Sete Cabeças”), o longa retoma a trajetória de Arlindo Barreto, o palhaço Bozo – que teve o nome mudado para Bingo, para que a produção preservasse a liberdade criativa da obra. Ex-ator de pornochanchadas, Arlindo topa vestir-se de palhaço para apresentar programas infantis televisivos – mas sem nunca mostrar sua verdadeira identidade. Enquanto tenta lidar com o fato de ser um “famoso anônimo”, ele cai em uma vida de excessos que o afasta da família e dos amigos.
BYE BYE ALEMANHA
Drama. Alemanha-Inglaterra, 2017. Direção: Sam Garbarski. Com: Moritz Bleibtreu, Antje Traue, Tim Seyfi. 1h42.
Em 1946, pós-Segunda Guerra Mundial, o judeu David e seus amigos sonham em deixar a Alemanha e mudar para os Estados Unidos. Para arcar com os custos da mudança, eles decidem vender enxovais para mulheres alemãs.
O CASTELO DE VIDRO
Drama. EUA, 2017. Direção: Destin Daniel Cretton. Com: Brie Larson, Woody Harrelson, Naomi Watts. 2h07.
Baseado no livro homônimo de Jeannette Walls, o longa retrata a xará Jeannette (Brie Larson), uma jovem que levou uma vida nômade com a sua família disfuncional: o pai era alcoólatra e tentava distrair as crianças da pobreza, enquanto a mãe criou os filhos de acordo com seu jeito excêntrico e artístico.
DOIDAS E SANTAS
Comédia. Brasil-Argentina, 2013. Direção: Paulo Thiago. Com: Maria Paula, Nicette Bruno, Georgiana Góes. 1h35.
Beatriz é uma psicanalista que resolve dar adeus aos dramas da sua vida: tem problemas com a filha adolescente, a mãe é um tanto doida, a irmã é ausente e o marido não a faz feliz. Nessa mudança radical, ela contará com a ajuda da amiga Valéria (Flávia Alessandra).
A FINADA MÃE DA MADAME
Comédia. Brasil, 2017. Direção: Bernard Attal. Com: Rafael Medrado, Andrea Nunes, Ângela Vieira.
O filme retrata a Bahia dos anos 1970 por meio da história do casal Lúcio e Terezinha. Os dois estão discutindo porque Lúcio chegou em casa bêbado e fantasiado – mas a briga é interrompida pelo amigo Prudêncio, que traz a notícia sobre a morte da mãe de Terezinha.
UM FILME DE CINEMA
Documentário. Brasil, 2015. Direção: Walter Carvalho. 1h48.
O Cine Continental, cinema paraibano abandonado, é o ponto de partida do documentário, que pergunta “por que você faz cinema e para que serve o cinema?” ao escritor Ariano Suassuna e a realizadores como Hector Babenco, Julio Bressane, Andrew Wajda, Vilmos Zsigmond, Ruy Guerra, Ken Loach, Béla Tarr, Gus Van Sant e Jia Zhangke, entre outros.
MIMOSAS
Drama. Espanha-Qatar-França-Marrocos, 2016. Direção: Oliver Laxe. Com: Ahmed Hammoud, Shakib Ben Omar, Said Aagli. 1h33.
Um xeique bastante idoso é acompanhado por uma caravana para cumprir seu último desejo: ser enterrado ao lado dos parentes. Os seus companheiros, porém, se recusam a atravessar as montanhas marroquinas.
Obs.: A distribuidora do filme no Brasil não produziu um trailer.
NA MIRA DO ATIRADOR
Guerra. EUA, 2017. Direção: Doug Liman. Com: Aaron Taylor-Johnson, John Cena, Laith Nakli. 1h28.
Dois soldados americanos ficam encurralados por um atirador iraquiano – só uma parede em ruínas os separa. Para sair da enrascada com vida, os soldados se engajam em uma batalha que envolve inteligência e precisão.
SHIVÁ – UMA SEMANA E UM DIA
Comédia. Israel, 2016. Direção: Asaph Polonsky. Com: Shai Avivi, Evgenia Dodina, Tomer Kapon. 1h35.
Depois da semana de Shivá, cerimônia judaica pós-luto, Eval ainda sofre pela morte do filho. Embora a mulher o incentive a retomar a rotina, é na maconha que Eval encontra o apoio: as viagens impulsionadas pela erva o fazem perceber que a vida vale a pena ser vivida.
Aventura. EUA, 2017. Direção: Nikolaj Arcel. Com: Idris Elba, Matthew McConaughey, Tom Taylor. 1h35.
Baseado nos livros de Stephen King, o filme acompanha o garoto Jake, que descobre a existência de um mundo em uma dimensão paralela. Lá, ele ajuda o herói Roland, um pistoleiro, a preservar a Torre, que mantém o universo protegido e sofre ameaças do bruxo Walter. Leia aqui a nossa crítica.
ÚLTIMOS DIAS EM HAVANA
Drama. Espanha-Cuba, 2017. Direção: Fernando Perez. Com: Jorge Martinez, Yailene Sierra, Patricio Wood. 1h32.
Miguel tem 45 anos, vive na região central de Havana, Cuba, e passa seus dias esperando para que seu visto americano seja liberado – assim, ele poderá finalmente se mudar para Nova York. Ele trabalha como lavador de pratos e mora com outro homem, portador de HIV. A relação dos dois é abalada quando o visto de Miguel é emitido.