É com os olhos brilhando que o ator Flavio Baiocchi entra em cena no espetáculo “Assim Diria Shakespeare…”, que está em cartaz às segundas-feiras no Viga Espaço Cênico (São Paulo) e é todo construído com frases utilizadas pelo dramaturgo inglês em suas peças.
Trechos de clássicos como “Romeu e Julieta”, “Hamlet”, “Macbeth” e “Otelo” ajudam a construir a história de amor do protagonista, Guilherme, que mergulha em suas paixões e depois precisa lidar com a desilusão e a saudade.
“É até hoje o meu maior desafio no teatro”, conta Flavio, que levou três meses para dar forma a este seu primeiro monólogo, traduzido por Edna Ligieri e dirigido por Marllos Silva. “Shakespeare é muito lindo e muito difícil. Estudei religiosamente todos os dias, fora dos horários de ensaio.”
AssimDiriaShakespearePatriciaDinely3
A maior dificuldade, talvez, seja conseguir falar de um assunto tão recorrente como esse de uma maneira original e que prenda a atenção do público. “Eu penso que se a plateia sente algum frescor em um tema tão abordado nas artes é mais pela maneira coloquial que escolhemos para dizer aquelas frases”, diz Flavio, que afirma que o espectador se enxerga o tempo todo nas palavras de Guilherme. “Shakespeare é um gênio atemporal que escreveu com uma profundidade abissal o que é o homem frente à força do amor e de todos os sentimentos que ele provoca, como ciúmes, raiva, inveja e cobiça.”
A peça conta com uma roupagem moderna e trilha sonora eclética, incluindo uma belíssima composição criada por Bukassa Kabengele e Omar Baiocchi especialmente para a montagem. As canções embalam tanto os momentos de euforia inebriante quanto os de desespero do personagem.
Flavio diz que se diverte muito durante os cerca de 50 minutos de espetáculo, mas destaca uma das cenas. “Experimento sensações bem interessantes quando Guilherme leva o fora de Ofélia, e, arrasado, começa a divagar sobre a vida e a morte e as consequências de cada uma na nossa existência maior, que é eterna, ou não, segundo o próprio questionamento do texto.”
“ASSIM DIRIA SHAKESPEARE…”
Onde: Viga Espaço Cênico (Rua Capote Valente, 1.323, Pinheiros, São Paulo, SP)
Quando: até 25/9 – segundas (21h)
Quanto: R$ 40
+ infos: 50 minutos