Teatro do Incêndio inaugura sede própria no Bixiga com tragicomédia musical

Com 23 artistas em cena, "A Gente Submersa" está em cartaz aos sábados e domingos com ingresso no esquema pague quanto quiser


Desde a semana passada, o Teatro do Incêndio firmou sua residência oficial em um casarão no início da rua Treze de Maio, no bairro paulistano do Bixiga. O local, já que abrigou a Boate Igrejinha e o Café Soçaite, tem sua fachada tombada como patrimônio histórico do município e possui em sua parede branca externa a inscrição de 376 nomes de artistas e personalidades, como Mário de Andrade, Elis Regina, Cacilda Becker, Tom Jobim e Ariano Suassuna.

Fachada do Teatro do Incêndio (Fabiana Seragusa/Culturice)

 

Com 21 anos de trajetória e sob o comando de Marcelo Marcus Fonseca, o grupo escolheu a tragicomédia musical “A Gente Submersa” para inaugurar o espaço, que comporta até 95 pessoas tanto em cadeiras na parte térrea quanto em assentos dispostos em uma pequena arquibancada.

O espetáculo é divertido, questionador e sensível ao mostrar, durante cerca de 2 horas, a peregrinação de três velhos com mais de 100 anos em busca de um lugar tranquilo para viver. Eles representam a cultura popular, vêm do interior, são pessoas simples e atravessam tempos. Quando chegam à cidade grande, fica mais evidente o quanto eles se tornam invisíveis e o quanto toda sua sabedoria parece não valer de nada.

Cena de “A Gente Submersa”, do Teatro do Incêndio (Divulgação)

Lá, Lourdes (Gabriela Morato), Benedito Messias (Anderson Negreiro) e Fulozina (Elena Vago) também precisam lidar com a brutalidade da polícia durante uma desapropriação e são obrigados a fugir. Longe dali, encontram outro grupo de pessoas na mesma situação e passam a viver juntos – mas não demora até que outra ameaça apareça para destruir a paz de todos, num ciclo de destruição que parece não ter fim.

Com 23 artistas, o espetáculo tem texto e direção de Marcelo Marcus Fonseca, que também assina a direção musical e as composições ao lado de Bisdré Santos. O ingresso não tem valor fixo, é no esquema pague quanto quiser.

“A GENTE SUBMERSA”
Onde: Teatro do Incêndio (Rua Treze de Maio, 48, Bixiga, São Paulo, SP)
Quando: até 10/12 – sábados (20h) e domingos (19h)
Quanto: pague quanto quiser
+ infos: 120 minutos / 14 anos