O que ver na 41ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo?

Chegou a época em que todo cinéfilo se faz essa pergunta. Nós selecionamos mais de 20 filmes que se destacam entre os 394 títulos desta edição


A 41ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo começa nesta quinta (19/10) e vai até 1°/11. Ela é sempre sinônimo de felicidade e desespero para todo cinéfilo. Felicidade porque, organizada por Renata de Almeida, o evento é a chance de assistir a filmes que foram premiados e festivais, mas que não estrearam ainda no Brasil – e talvez nem estreiem. O desespero fica por conta do volume de longas e do pouco tempo de exibição.

Nesta edição, são 394 filmes na programação: um crescimento em relação à 40ª Mostra, que teve 322 títulos. Mas, tudo bem, nada de pânico: o Culturice selecionou mais de 20 filmes que merecem a sua atenção e indica quando eles serão exibidos, para que você possa organizar seus horários.

A programação tem filmes já premiados em festivais (como “The Square”, vencedor da Palma de Ouro em Cannes) e longas que concorrem a uma vaga de melhor filme estrangeiro no Oscar. Mas é importante ressaltar que, neste ano, a programação de filmes nacionais está particularmente boa.

Ao longo da 41ª Mostra, nós também postaremos as críticas dos filmes que assistirmos.

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Mas, antes de tudo, algumas informações básicas sobre esta edição.

As sessões do evento se espalham por São Paulo e, no geral, custam de R$ 20 (ingressos de segunda a quinta) a R$ 24 (de sexta a domingo). As entradas no Centro Cultural São Paulo e no Cine Olido, que pertencem ao circuito SPCine, custam R$ 4. Há também filmes que gratuitos: no vão livre do Masp, no restante do circuito SPCine (nos CEUs) e no Cinusp. A primeira sessão do dia na Cinemateca (geralmente às 17h) também é grátis.

Cena do suíço “Mulheres Divinas”, um dos destaques da Mostra (Foto: Divulgação)

A 41ª edição também traz novidades: O Marabá, cinema icônico do centro de São Paulo, e o Instituto Moreira Salles, inaugurado há pouco tempo na Paulista, participam da Mostra pela primeira vez. 

O evento também terá sessões em realidade virtual no CineSesc, que são gratuitas. É preciso retirar o ingresso com antecedência e escolher um dos sete óculos disponíveis de realidade virtual: cada um deles traz um leque de curta-metragens diferente. As sessões ocorrem todos os dias, de hora em hora (das 15h às 20h), e cada exibição comporta apenas sete pessoas na sala (porque é possível andar enquanto se assiste ao filme).

Veja a programação completa no site oficial do evento.

Prepare seu calendário, recarregue o seu estoque de pipoca e boa Mostra  😉

FOCO SUÍÇA

A 41ª Mostra traz, em parceria com a Swiss Filmes, uma gama de filmes suíços que mostram o cenário cinematográfico contemporâneo e histórico do país. Ao todo, são 46 títulos, sendo que sete deles pertencem à retrospectiva do diretor Alain Tanner (de “A Salamandra”, 1971, e “Jonas e Lilá, Até Amanhã”, 1999), homenageado nesta edição.

Além de “Mulheres Divinas”, o escolhido da Suíça para concorrer a uma vaga no Oscar 2018, há filmes atuais como “A Garota do Lago Änzi”, de Alice Schmid, e “Animais”, de Greg Schwizgebel.


Agnès Varda e JR em “Visages, Villages” (Foto: Divulgação)

AGNÈS VARDA

A cineasta é homenageada e recebe o Prêmio Humanidade nesta edição da Mostra, que reúne dez longas que compõem a retrospectiva, como “La Point Courte” (1954) e “As Cento e Uma Noites” (1995).

Além dos filmes antigos, a Mostra dá a oportunidade de assistir ao novo filme de Varda, codirigido com JR, “Visages, Villages”.


PAUL VECCHIALI

Fechando a série de homenagens, o diretor francês também marca presença no evento – literalmente, porque Vecchiali vem a São Paulo – com oito longas restaurados na retrospectiva, a exemplo de “Os 7 Desertores” e de “O Café de Jules”. O curta-metragem “Três Palavras de Passagem” (2015), trabalho mais recente de Vecchiali, também será exibido (na mesma sessão que o longa “Uma Vez Mais”). O documentário “Revisitando La Martine”, de Pascal Catherland, que mostra o making-of do curta, está na programação. 


“Happy End”, de Michael Haneke (Foto: Divulgação)

HAPPY END

Promete ser um dos filmes mais disputados da Mostra por uma questão simples: é dirigido por Michael Haneke, de “Amor” (2012) e “A Fita Branca” (2009), que esmagaram nossos corações. Em “Happy End” (conhecendo o diretor, não deve ser um filme feliz, apesar do nome), Isabelle Huppert interpreta a matriarca de uma família que se preocupa em colocar a empresa nas mãos dos seus sucessores. A trama se passa em Calais e tem a crise dos refugiados como pano de fundo.

O longa já foi exibido nos festival de Cannes (onde concorreu à Palma de Ouro), Munique e Sidney.

Dia 27/10: às 19h50, no Splendor Paulista (shopping Pátio Paulista). Dia 28/10: às 21h50, no Espaço Itaú de Cinema – Augusta (sala 1). Dia 29/10: às 19h30, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (sala 1). Dia 30/10: às 16h10, no Cinearte (Conjunto Nacional; sala 1).


Cena do documentário “Human Flow”, de Ai Weiwei (Foto: Divulgação)

HUMAN FLOW – NÃO EXISTE LAR SE NÃO HÁ PARA ONDE IR

É o filme de abertura da Mostra, nesta quinta (19), e o diretor Ai Wewei – que fez o pôster do evento neste ano – participa de um bate-papo com o público após a sessão. O documentário aborda a crise dos refugiados e foi filmado ao longo de um ano em 23 países. Retrata a busca por segurança, abrigo e justiça em campos de refugiados lotados a perigosas travessias pelo oceano e fronteiras.

Dia 19/10: às 19h, no Cinearte (Conjunto Nacional; sala 1). Dia 20/10: às 17h50, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (sala 2). Dia 28/10: às 17h15, no Espaço Itaú de Cinema – Augusta (sala 1).


LOVELESS

Escolhido pela Rússia para tentar uma vaga no Oscar e premiado em Cannes (prêmio do júri), o longa retrata um menino de 12 anos que, sentindo que pode ser abandonado como resultado do iminente divórcio dos pais, desaparece.

Dia 28/10: às 21h50, no Cinearte (Conjunto Nacional; sala 1).


ESPLENDOR

Do Japão, o filme fala sobre Misako, que escreve filmes para deficientes visuais. A vida dela muda quando conhece um fotógrafo talentoso que está perdendo gradualmente a visão. Vencedor do prêmio do júri ecumênico em Cannes.

Dia 19/10: às 22h10, no Reserva Cultural (sala 2). Dia 20/10: às 19h, no CineSesc. Dia 22/10: às 13h30, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (sala 1). Dia 31/10: às 20h10, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (sala 2). 


Cena de “As Boas Maneiras”, de Juliana Rojas e Marco Dutra (Foto: Divulgação)

AS BOAS MANEIRAS

De Juliana Rojas e Marco Dutra, o filme pode ser classificado como uma fábula de terror e de fantasia. Clara (Isabél Zuaa) é uma enfermeira da periferia de São Paulo contratada para ser a babá do filho que Ana (Marjorie Estiano) está esperando. Uma noite de lua cheia provoca uma inesperada mudança de planos e Clara assume a maternidade de uma criança diferente das outras. O filme levou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Locarno e mais quatro troféus no Festival do Rio, entre os quais o de melhor longa de ficção e melhor atriz coadjuvante para Marjorie Estiano.

O DIA DEPOIS

Do sul-coreano Hong Sang-soo (de “Certo Agora, Errado Antes”, 2015). Aerum começa a trabalhar numa editora – o seu chefe teve um caso com a funcionária que ela substituiu. Um dia, a esposa do patrão chega na empresa e a confunde com a amante.

Dia 19/10: às 22h40, no CineSesc. Dia 21/10: às 21h15, no Marabá. Dia 22/10: às 15h30, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (sala 1). Dia 25/10: às 21h40, no Espaço Itaú de Cinema – Augusta (sala 1). Dia 26/10: às 20h, no Splendor Paulista (shopping Pátio Paulista).


NICO, 1988

Consagrada melhor filme na mostra Horizontes, no Festival de Veneza, a cinebiografia italiana retrata os últimos anos da cantora Christa Päffgen, também conhecida como Nico e vocalista da banda Velvet Underground, além de ter sido uma das musas de Andy Warhol.

Dia 22/10: às 17h50, no Splendor Paulista (shopping Pátio Paulista). Dia 23/10: às 20h10, no Marabá. Dia 28/10: às 17h30, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (sala 1). Dia 30/10: às 20h10, no Cinearte (sala 1). Dia 31/10: às 18h20, no CineSesc.


O francês “Custódia” foi premiado em Veneza (Foto: Divulgação)

CUSTÓDIA

Estreante no comando de longas-metragens, o diretor francês Xavier Legrand já levou, no Festival de Veneza, o Leão de Prata de melhor direção e o prêmio de melhor primeiro filme. O pequeno Julien sofre quando seus pais se separam: o patriarca é violento e abusivo, e a mãe usa o filho como escudo.

Dia 24/10: às 22h, no Cinearte (Conjunto Nacional; sala 1). Dia 25/10: às 18h30, no CineSesc. Dia 29/10: às 19h50, no Espaço Itaú de Cinema – Augusta (sala 1). Dia 30/10: às 17h30, na Cinesala. Dia 1/11: às 15h30, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (sala 1).


FÉLICITÉ

Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim, o longa francês conta a história de Félicité, que canta em bares na capital do Congo. Quando seu filho é atropelado e precisa de cirurgia, ela tenta conseguir dinheiro para pagar o procedimento. Começa, então, uma jornada pelos bairros ricos e pela periferia da cidade.

Dia 20/10: às 16h40, no CineSesc. Dia 21/10: às 16h30, no Marabá. Dia 25/10: às 15h30, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (sala 1). Dia 29/10: às 14h, no Espaço Itaú de Cinema – Augusta (sala 1). Dia 30/10: às 19h15, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (sala 3).


“The Square”, da Suécia, levou a Palma de Ouro (Foto: Divulgação)

THE SQUARE

Christian é um pai divorciado que consegue se dedicar à família ao mesmo tempo em que trabalha como curador de um museu renomado. Sua próxima exposição é a instalação “The Square”. Quando uma agência de relações públicas inesperadamente divulga amplamente a exposição, Christian entra em uma crise existencial. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Dia 25/10: às 21h20, no Caixa Belas Artes (sala 3). Dia 27/10: às 17h20, no Espaço Itaú de Cinema – Augusta (sala 1). Dia 29/10: às 19h20, no Cinearte (Conjunto Nacional; sala 1). Dia 30/10: às 19h20, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (sala 1). Dia 1/11: às, 19h10, no CineSesc.


O OUTRO LADO DA ESPERANÇA

Khaled é um refugiado da Síria que chega na Finlândia. Lá, ele cria uma improvável amizade com um homem que vendia camisetas, se separou da mulher alcoolatra e agora tem um restaurante. Vencedor do Urso de Prata de melhor direção no Festival de Berlim.

Dia 20/10: às 22:15, no Reserva Cultural (sala 2). Dia 22/10: às 21h30, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (sala 2). Dia 29/10: às 15h40, no Splendor Paulista (shopping Pátio Paulista). Dia 30/10: às 13h30, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (sala 1).


Daniel de Oliveira em cena de “Aos Teus Olhos” (Foto: Daniel Chiacos/Divulgação)

AOS TEUS OLHOS

Dirigido e roteirizado por Carolina Jabor, o drama foca um professor de natação (Daniel de Oliveira) que é acusado de molestar um aluno durante a aula. Antes mesmo que a suspeita se confirme, ele passa a receber ameaças e represálias. Levou quatro prêmios no Festival do Rio (melhor ator, ator coadjuvante, roteiro e melhor longa de ficção – voto popular).

TRÊS ANÚNCIOS PARA UM CRIME

Uma das poucas obras norte-americanas nesta edição da Mostra, o filme narra a história de Mildred Hayes, uma mulher do interior de luto pela morte da filha. Após meses sem que o assassinato da garota seja solucionado pela polícia, ela decide se vingar por conta própria. O longa levou o prêmio Osella de Ouro de melhor roteiro no Festival de Veneza.

UMA VERDADE MAIS INCONVENIENTE

Sequência de “Uma Verdade Inconveniente” (2006), que levou o Oscar de melhor documentário. O longa continua focando as questões ambientais, mas, desta vez, dá atenção especial à revolução energética. O ex-vice-presidente Al Gore continua sua incansável luta viajando pelo mundo para treinar um exército de líderes ambientais e influenciar a política climática internacional. 

EM QUE TEMPO VIVEMOS?

O filme é composto de cinco curtas-metragens feitos por cineastas dos países dos Brics: Brasil, Rússia, China e África do Sul. O Brasil é representado por Walter Salles, cujo segmento fala sobre a tragédia em Mariana, Minas Gerais.


Cena de “Não Devore Meu Coração” (Foto: Divulgação)

NÃO DEVORE MEU CORAÇÃO

De Felipe Bragança, o longa nacional foi exibido nos festivais de Berlim e de Sundance. Na trama, Joca, um menino de 13 anos, se apaixona por uma garota paraguaia. Além de ter de enfrentar os problemas na fronteira, ele ainda precisa lidar com Fernando (Cauã Reymond), seu irmão mais velho, que é membro de uma perigosa gangue de motoqueiros.

Dia 21/10: às 21h50, no Cinearte (Conjunto Nacional, sala 1). Dia 22/10: às 15h, no CineSesc. Dia 26/10: às 19h30, no circuito SPCine (Butantã, Jaçanã, Quinta do Sol, São Rafael, Três Lagos, Caminho do Mar, Jambeiro, Parque Veredas, Perus, Vila do Sol, Biblioteca Roberto Santos). Dia 31/10: às 19h45, na Cinesala.


PELA JANELA

Rosália (Magali Biff) é uma operária de 65 anos que perde o emprego de repente. Deprimida, ela concorda, mesmo a contragosto, em acompanhar o irmão, José, em uma viagem de carro de São Paulo e Buenos Aires, na Argentina. A mulher, então, começa a redescobrir o mundo. De Caroline Leone, o longa o Prêmio da Crítica da seção Bright Future do Festival de Roterdã.

Dia 27/10: às 19h35, no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (sala 2). Dia 29/10: às 17h40, no Cinearte (Conjunto Nacional, sala 1). Dia 31/10: às 16h40, no CineSesc.


Cena de “Gabriel e a Montanha” (Foto: Divulgação)

GABRIEL E A MONTANHA

Dirigido por Fellipe Barbosa, o filme levou o Prêmio Revelação na Semana da Crítica no Festival de Cannes. Na trama, Gabriel Buchmann decide viajar o mundo por um ano, antes de se dedicar à universidde. Depois de dez meses na estrada, ele chega ao Quênia determinado a descobrir o continente africano. Até chegar ao topo do Monte Mulanje, seu último destino.