A mostra “Histórias da Sexualidade”, que estreou em 20 de outubro do ano passado no Masp em meio a polêmicas, já foi vista por 132 mil pessoas até o último domingo (21), segundo dados da assessoria de imprensa.
Quem ainda não foi poderá ver, até 14/2, mais de 200 obras do acervo do museu e de coleções brasileiras e internacionais que promovem um panorama das representações da sexualidade em diferentes períodos e técnicas artísticas. São desenhos, pinturas, esculturas e fotos de nomes como Anita Malfatti, Francis Bacon, Edgar Degas, Lasar Segall e Pablo Picasso.
HistoriasdaSexualidade-DeanSameshima
A classificação indicativa é 18 anos, e menores de 18 podem entrar desde que acompanhados dos pais ou responsáveis.
DETALHES DA EXPOSIÇÃO
A mostra vai ocupar três espaços expositivos do Masp: a sala de vídeo (que contará com um trabalho inédito de Mauricio Dias & Walter Riedweg), a galeria do primeiro subsolo e o primeiro andar. É lá que estará a maior parte das obras, divididas em oito núcleos temáticos, sendo eles Corpos Nus, Totemismos, Religiosidade, Performatividade de Gênero, Jogos Sexuais, Mercado de Sexo, Linguagens e Voyeurismo.
Segundo o Masp, estarão expostos corpos femininos, masculinos, trans e travestis de diferentes belezas e padrões, que podem “suscitar reações de repulsa e abjeção, desejo e encantamento”. Uma vitrine vai abrigar imagens de diversas representações de órgãos sexuais, com falos, vulvas e seios.
A curadoria é de Adriano Pedrosa (diretor artístico do Masp), Lilia Schwarcz (curadora-adjunta de histórias do Masp), Pablo León de la Barra (curador-adjunto de arte latino-americana do Masp) e Camila Bechelany (curadora-assistente do Masp). Os ingressos custam R$ 30.
“HISTÓRIAS DA SEXUALIDADE”
Onde: Masp (Avenida Paulista, 1.578, Bela Vista, São Paulo, SP)
Quando: até 14/2/2018 – terça a domingo (10h às 18h); quinta (10h às 20h)
Quanto: R$ 30 (às terças: grátis; menores de 10 anos: grátis)
+ infos: classificação indicativa – 18 anos