Documentários têm sessões seguidas de debates com diretores em São Paulo

"Cartas para um Ladrão de Livros", de Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros, e "Coragem", de Ricardo Carvalho, são exibidos nesta terça (27/2)


Nesta terça (27/2), os cinéfilos paulistanos têm a oportunidade de participar de dois debates sobre documentários. Os diretores Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros, de “Cartas para um Ladrão de Livros”, conversam com o público no Espaço Itaú de Cinema, no shopping Frei Caneca; enquanto Ricardo Carvalho, de “Coragem – As Muitas Vidas do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns”, bate papo com a plateia no Cineclube Vladmir Herzog, no centro.

Cena de “Cartas para um Ladrão de Livros” (Foto: Divulgação)

“Cartas para um Ladrão de Livros” retrata Laéssio, um homem acusado de furtar bibliotecas em pelo menos cinco estados, à procura de obras de elevado valor histórico, artístico e econômico. O ponto de partida do documentário são as cartas trocadas um dos diretores do filme e Laéssio, nos períodos em que estava preso – ele ficou detido por mais de dez anos, em penitenciárias de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Além dos cineastas, participa do debate Beatriz Kushnir, diretora do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. A jornalista Fernanda Mena, da Folha de S. Paulo, fará a medição da conversa.

Já “Coragem” aborda a vida do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, conhecido por sua resistência à ditadura militar. Entre seus atos marcantes, criou a Comissão Justiça e Paz de São Paulo e organizou a famosa publicação “Brasil Nunca Mais”, que reúne relatos das prisões e torturas nos porões da ditadura.

Além de ser diretor do documentário, Ricardo Carvalho escreveu dois livros sobre Arns, “O Cardeal e o Repórter” e “O Cardeal da Resistência”.

*

CARTAS PARA UM LADRÃO DE LIVROS

Onde: Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca. Rua Frei Caneca, 569, Consolação, São Paulo, SP.
Quando: Terça (27/2), às 20h.
Quanto: Grátis.

*

CORAGEM – AS MUITAS VIDAS DO CARDEAL DOM PAULO EVARISTO ARNS

Onde: Cineclube Vladmir Herzog. Rua Rêgo Freitas, 530, República, São Paulo, SP. Tel.: (11) 3229-7989.
Quando: Terça (27/2), às 19h.
Quanto: Grátis.