O que você faria se alguém se sentasse no seu lugar em uma peça de teatro –e não quisesse se levantar cordialmente de lá?
Ou como reagiria se o seu chefe convocasse todos os funcionários da empresa para sugerir que algum deles (ou você) se desligue, voluntariamente, do trabalho?
Ficaria inerte em um jogo de futebol em que os torcedores se dizem ufanistas mas, na prática, incitam o ódio e a violência?
São reflexões como essas, inspiradas na crescente polarização política do país, que permeiam “11 Selvagens”. A peça volta ao cartaz a partir de 6 de abril, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet.
Dirigida por Pedro Granato, a montagem reúne jovens atores os quais simulam 11 cenas do cotidiano que eclodem em desfechos inesperados.
O público assiste ao espetáculo em formato de arena, o que permite uma interação hiper-realista. Em certos momentos, os espectadores são cúmplices e observadores. Em outros, são inseridos na situação.
O roteiro foi composto a partir de histórias que os próprios atores (ou seus conhecidos) viveram. “O ponto de partida foi a tensão crescente no país em 2016, mas parece que o espetáculo foi criado hoje”, afirma o diretor.
*
11 SELVAGENS
Quando: 6 a 29 de abril
Onde: Teatro de Arena Eugênio Kusnet. R. Doutor Teodoro Baima, 94, Vila Buarque, tel.: 11 3259-6409
Quanto: R$ 40, para sympla.