“Homem-Formiga e a Vespa” chegou aos cinemas na última quinta-feira (5/7). Nós assistimos antes (leia a crítica do filme aqui), mas não quisemos falar sobre a cena pós-créditos para não dar nenhum spoiler. Agora, assumindo que a maioria dos fãs da Marvel, já viram o longa, vamos falar sobre ela – e o que a sequência significa para o próximo filme dos Vingadores.
Atenção! Se você ainda não viu “Homem-Formiga e a Vespa” e não quer saber sobre a cena pós-créditos, feche este texto, assista ao filme e volte depois, ok?
homem-formiga-e-a-vespa-7
Como é a cena?
Na cena pós-créditos, Hank Pym (Michael Douglas) e sua família construíram uma réplica, em tamanho menor, do túnel que acessa o Reino Quântico. Vestido com o uniforme do Homem-Formiga, Scott Lang (Paul Rudd) vai até a dimensão para colher partículas que ajudariam a curar Fantasma (Hannah John-Kamen).
E aí que a cena faz o público perder o fôlego: enquanto Lang está dentro do Reino Quântico, Hank, a mulher Janet (Michelle Pfeiffer) e a filha Hope (Evangeline Lilly) desaparecem – assim como metade dos heróis no fim de “Vingadores: Guerra Infinita”.
Não há ninguém para tirar Scott Lang do Reino Quântico.
E agora?
A julgar por “Guerra Infinita”, sabíamos que dois heróis seriam de extrema importância para a continuação da história – e são justamente dois personagens que não estavam no filme: a Capitã Marvel (cujo longa solo estreia em março de 2019) e o Homem-Formiga.
vingadores-guerra-infinita-1
Para entendermos o que significa a “prisão” de Lang no Reino Quântico, precisamos voltar à “Guerra Infinita”: inteligente como sempre, o Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) usou seus poderes para ver o futuro. Ele enxergou um milhão de possíveis finais contra o vilão Thanos (Josh Brolin) – e em só um deles os Vingadores sairiam vitoriosos.
Claramente pensando nisso, o Doutor Estranho entrega a Thanos a última Joia do Infinito e lhe dá (ao menos temporariamente) a vitória. O herói sabia o que estava fazendo: seu sacrifício levará, obviamente, à única saída possível que ele viu.
A viagem no tempo
Para recuperar os Vingadores mortos (e toda a metade da população mundial), alguém vai precisar viajar no tempo.
É aí que entra o Homem-Formiga. No Reino Quântico, onde ele está agora, o tempo e o espaço são irrelevantes – como explica Janet, que ficou presa lá por quase 30 anos.
Nós também já sabemos por meio de fotos divulgadas (confira abaixo) que a Batalha de Nova York, lá do primeiro “Vingadores” (2012), foi gravada de novo. O ator Chris Evans, inclusive, usava o uniforme antigo do Capitão América, então realmente é uma versão da luta que já passou.
Mas nem tudo é igual: o Homem-Formiga participará, porque Paul Rudd estava nas gravações, e Tony Stark (Robert Downey Jr.) não estava usando a armadura do Homem de Ferro, e sim um uniforme da S.H.I.E.L.D (?!).
Tudo isso indica que a Marvel escancarou as portas do Multiverso e que os heróis vão mudar o passado para salvar o futuro.
É possível, inclusive, que “Vingadores 4” mostre duas linhas temporais, com duas realidades diferentes.
Então, o que sabemos?
Tudo é suposição, claro. Porém, as fotos do set, combinadas com a cena pós-créditos de “Homem-Formiga e a Vespa” indica que, no mínimo, Scott Lang e Tony Stark viajarão no tempo para salvar os Vingadores.
A Capitã Marvel deve ser super importante para “Vingadores 4” (já que, na cena pós-créditos de “Guerra Infinita”, Nick Fury a chama antes de desaparecer), mas ainda não temos nenhuma teoria sobre como ela vai ajudar.
Chega logo, 2019!