Começou nesta segunda-feira (23) a 5ª edição do Dança à Deriva – Mostra Latino-Americana de Dança Contemporânea, que reúne 13 companhias e coletivos independentes do Brasil, Colômbia, Chile, Paraguai e México. Cerca de 80 artistas se apresentam até a próxima terça (31/7) em dois espaços culturais de São Paulo: o Centro de Referência da Dança (23 a 26/7) e a Oficina Cultural Oswald de Andrade (27 a 31/7) . Todas as atividades são gratuitas.
Nesta terça (24), às 17h, o público poderá ver a intervenção urbana “Solos de Rua” (São Paulo, Brasil), do …Avoa Núcleo Artístico, inspirada no texto “As Embalagens”, de Tadeusz Kantor. Já às 20h, tem “Con la Boca Abierta” (Bogotá, Colômbia), da Andante Danza Contemporánea, sobre violência consentida.
Idealizado por Solange Borelli, o evento também conta com laboratórios de criação, vídeoarte, “conversatórios” e o 6º Fórum Dança e Sustentabilidade, que será realizado no domingo (29), das 10h30 às 18h. Na ocasião, diretores e integrantes de cada companhia participante se encontram para debater o tema Modos de Produção em Dança: Subsistência e Resistência.
Veja a programação completa no site oficial do Dança à Deriva.