Festival de teatro de Rio Preto começa nesta quinta com “Elza”; serão 33 peças no total

Espetáculos de Gana, Irã, México e Bolívia também participam do evento, que nesta edição celebra 50 anos


A 450 km de São Paulo, São José do Rio de Preto recebe a partir desta quinta-feira (4) a 50ª edição do FIT, o Festival Internacional de Teatro que vai agitar a cidade com 33 espetáculos até o próximo dia 13 de julho. Durante 10 dias, o público poderá conferir montagens vindas de diferentes locais do país e também produções internacionais de Gana, Irã, México e Bolívia.

“Elza” e “Tom na Fazenda” são duas peças premiadíssimas da programação.

Musical “Elza” abre o FIT Rio Preto (Leo Aversa/Divulgação)

A primeira é um musical intenso que conta a história de vida da cantora Elza Soares. Realizada pela Sarau Agência de Cultura Brasileira (RJ), a montagem tem texto de Vinícius Calderoni, direção de Duda Maia e traz Larissa Luz interpretando lindamente nossa ícone da música. A sessão será de graça nesta quinta (4), às 19h30, no Anfiteatro Nelson Castro (Represa Municipal).

Já “Tom na Fazenda” ocupa o Teatro Municipal Paulo Moura no sábado (6) e no domingo (7), às 19h, com ingressos a R$ 17. Escrita por Michel Marc Bouchard, a história fala de um publicitário que, após a morte do namorado, vai até a fazenda da família de seu companheiro para acompanhar o funeral. Mas a sogra nem sabia da sua existência. A direção é de Rodrigo Portella, com Armando Babaioff, Kelzy Ecard, Gustavo Vaz e Camila Nhary no elenco.

Cena de “Tom na Fazenda” (José Limongi/Divulgação)

Um dos destaques internacionais é “Escuta”, peça vinda do Irã que será encenada nesta sexta (5) e no sábado (6), às 21h30, no Ginásio do Sesc Rio Preto (R$ 17). A trama mostra o relato de uma garota que diz ter ouvido a voz de um homem em um dos quartos de um dormitório feminino – local considerado “inatingível”, com cercas, fechaduras e guardas. O texto e a direção são de Amir Reza Koohestani, com Mona Ahmadi, Ainaz Azarhoush, Elham Korda e Mahin Sadri no elenco.

Acesse a programação completa aqui no site oficial

Cena de “Escuta”, do Irã (Amir Hossein Shojaei/Divulgação)

Além dos espetáculos, que vão ocupar 2o locais da cidade em mais de 60 apresentações, a agenda de atividades inclui ações formativas e um ponto de encontro com intervenções e performances de diferentes linguagens.

O FIT Rio Preto é realizado pela prefeitura da cidade e pelo Sesc São Paulo. Os curadores desta edição são o dramaturgo Alexandre Dal Farra, a jornalista Adriana Macedo e Ruy Filho, editor da revista “Antro Positivo”.