A primeira temporada do Teatro Vivo em Casa reuniu mais de 2.000 espectadores durante as sessões de suas cinco peças online, e o sucesso foi tão grande que abriu espaço para uma segunda edição do projeto.
A partir deste sábado (15), serão mais cinco espetáculos na programação, com uma nova sessão a cada semana e ingressos gratuitos e limitados – para conseguir o seu, entre no Instagram @vivo.cultura e siga as instruções.
A abertura contará com uma produção inédita do Grupo Tapa, “Diálogos com os Personagens”, uma compilação de três contos de Luigi Pirandello. Na história, um escritor recebe, durante uma audiência, personagens que vêm reivindicar existência. A interpretação é de Brian Penido, sob a direção de Eduardo Tolentino de Araújo. A sessão começa às 20h.
André Acioli, responsável pela gestão e curadoria do Teatro Vivo, selecionou outras quatro montagens para o projeto: “Maternagem” (22/8), com Amanda Acosta, “Teresa D’Ávila Solo” (29/8), com Ana Cecília Costa, “Alice, Retrato de Mulher que Cozinha ao Fundo” (5/9), com Nicole Cordery, e “Numa Terra Estranha” (12/9), com Sidney Santiago Kunza.
As peças serão realizadas diretamente do palco do Teatro Vivo, em São Paulo, e transmitidas ao público por meio da plataforma Zoom.
Programação completa
15/8, 20h – “Diálogos com os Personagens”
Com: Brian Penido (Grupo Tapa)
Direção: Eduardo Tolentino de Araujo
Texto: Luigi Pirandello
Classificação: 14 anos
Sinopse: Um escritor recebe, em audiência, personagens que vêm reivindicar existência. Uma fauna humana risível ou digna de pena, conforme o gosto do freguês. Esse é o tema de três contos de Pirandello, aqui compilados, que antecipam a criação de sua obra prima “Seis Personagens em Busca de Autor”.
22/8, 20h – “Maternagem”
Com: Amanda Acosta
Texto e direção: André Fusko
Classificação: 14 anos
Sinopse: Quatro mulheres em idades diferentes, ao falarem sobre suas vidas, acabam revelando as mães que são ou virão a ser. Instinto ou razão? Medo ou encantamento? Presunção ou humildade? Egoísmo ou generosidade? Uma surpresa para quem espera um espetáculo adocicado e ameno.
29/8, 20h – “Teresa D’Ávila Solo”
Com: Ana Cecília Costa
Direção: Elias Andreato
Texto: Juan Mayorga
Classificação: 12 anos
Sinopse: O espetáculo, uma adaptação para o solo do premiado texto “A Língua em Pedaços”, do espanhol Juan Mayorga, revela Teresa D’Avila, mística e poeta espanhola do século 16. De dentro no seu claustro monástico, ela responde e enfrenta o Inquisidor, arauto da poderosa Igreja Católica, que a acusa de subversão e heresia.
5/9, 20h – “Alice, Retrato de Mulher que Cozinha ao Fundo”
Com: Nicole Cordery
Direção: Malu Bazan
Texto: Marina Corazza
Classificação: 14 anos
Sinopse: Monólogo sobre a figura de Alice B. Toklas, companheira da escritora Gertrude Stein. Fragmentada e dissonante, tal qual a literatura de Gertrude, a peça lança um olhar em perspectiva sobre a relação entre essas duas mulheres na efervescente Paris do início do século 20.
12/9, 20h – “Numa Terra Estranha”
Atuação, texto e direção: Sidney Santiago Kunza
Classificação: 14 anos
Sinopse: A peça é um convite para adentrar um barraco e acompanhar um carteiro, uma passista de escola de samba, um peixeiro e uma empregada doméstica – figuras alegóricas que aparecem neste jogo emblemático entre ser e estar. Essas figuras marginais reivindicam a palavra para falar em primeira pessoa e em legítima defesa sobre amor, rebeldia e afeto.