A diva roqueira Rita Lee ganhou uma exposição especial no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo, com centenas de itens como figurinos e objetos pessoais, para celebrar seus mais de 50 anos de carreira.
Em cartaz deste esta quinta-feira (23), a mostra é composta de 18 áreas temáticas, com cenografia assinada por Chico Spinosa e direção artística de Guilherme Samora, estudioso do legado cultural de Rita. A curadoria ficou por conta de João Lee, seu filho.
O roteiro da exposição, pensada e adaptada para uma realidade colorida, traz uma roqueira cheia de cor que chega à Terra em um disco voador. A partir daí, o visitante pode ver atrações como uma aura de Aparecida, estrelas feitas à mão, a recriação do palco giratório da turnê “O Circo” (1982/1983) e manequins de Rita em várias posições, produzidas por Clívia Cohen.
Veja fotos da exposição:
Ao passear pelas áreas temáticas, também será possível conferir mais detalhes sobre o encontro e o amor de Rita e Roberto de Carvalho, a repressão sofrida na ditadura (Rita é a compositora mais proibida, segundo dados da época) e a prisão. A família, a causa animal e as obras de arte da artista também ganham destaque, assim como um manequim que levita e um Peter Pan, que sobrevoa a entrada da mostra.
Um dos grandes destaques da exposição é o estúdio com experiência de áudio imersivo, no qual a ANZ Immersive Audio utilizou a tecnologia Dolby Atmos. Assim, as canções famosas de Rita Lee ganham versões “3D”, já que o som surge de todas as direções: de cima, de baixo, pelos lados e na diagonal.
Além de todos esses detalhes saborosos, os itens contam com QRCodes a partir dos quais os visitantes podem ouvir, pela voz da própria Rita, explicações sobre as peças, as histórias.
Por causa das medidas de controle da pandemia, o MIS vai autorizar a entrada de 120 pessoas por hora, sempre das 10h às 18h, de terça a domingo. A exposição segue até 28 de novembro.
Samsung Rock Exhibition Rita Lee
Onde: MIS (Museu da Imagem e do Som) – Av. Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo, SP
Quando: 23/9 a 28/11; terça a domingo (10h às 18h)
Quanto: R$ 50; à venda no Ingresso Rápido
+ infos: classificação indicativa -> livre