Com arte oficial assinada por Ziraldo, a 45ª edição da tradicional Mostra Internacional de Cinema de São Paulo preparou uma programação híbrida, que será exibida tanto em salas da capital paulista quanto em versões online, de 21 de outubro a 3 de novembro.
Serão duas semanas recheadas com 264 filmes de mais de 50 países, retratando um pouco do que o cinema mundial vem produzindo atualmente, com tendências estéticas e temáticas. Em 2020, por causa da pandemia, as exibições aconteceram apenas em formato virtual ou drive-in.
Dispositivos Echo Alexa, da Amazon, são sucesso de vendas; confira opções
Veja ideias de presentes para homens, mulheres e crianças
Aproveite ofertas incríveis em produtos eletrônicos
Filmes como o francês “Titane”, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, e o romeno “Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental”, que ganhou o Urso de Ouro em Berlim, são alguns dos títulos confirmados na programação. Também foram anunciadas obras aguardadas pelos cinéfilos, como “Noite Passada em Soho” (Edgar Wright), “A Crônica Francesa” (Wes Anderson), “Stillwater” (Tom McCarthy) e “Um Herói” (Asghar Farhadi).
A lista de filmes nacionais incluiu “A Viagem de Pedro” (Laís Bodanzky), “Deserto Particular” (Aly Muritiba), o documentário “Ziraldo, Era uma Vez um Menino”, “Marinheiro das Montanhas” (Karim Aïnouz), “O Melhor Lugar do Mundo” (Caco Ciocler) e “7 Prisioneiros” (Alexandre Moratto), estrelado por Christian Malheiros e Rodrigo Santoro.
Os homenageados desta 45ª edição serão o diretor português Paulo Rocha, que ganha uma retrospectiva especial com seus filmes, e a atriz e diretora Helena Ignez, que recebe o prêmio Leon Cakoff.
Sessões presenciais e online
A Mostra de Cinema de SP irá percorrer o circuito de salas de cinemas da cidade e também as plataformas Sesc Digital, Itaú Cultural Play e Mostra Play (todas acessadas pelo site do evento: www.mostra.org).
Em relação aos ingressos, ainda não disponíveis, haverá dois tipos de pacotes: os exclusivos para as exibições digitais e outros apenas para as sessões presenciais. Alguns títulos serão exibidos apenas nos cinemas.
A Mostra apresentará sessões gratuitas no Vão Livre do Masp, Vale do Anhangabaú, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso e Centro Cultural Tiradentes, e contará com valores promocionais no circuito Spcine (Centro Cultural São Paulo e Biblioteca Roberto Santos). As sessões apresentadas nas plataformas Sesc Digital e Itaú Cultural Play também serão gratuitas.
Nas exibições em salas, será exigido o comprovante de vacinação contra a Covid. No caso das transmissões online, o número de visualizações será limitado – portanto, é bom ficar atento ao site da Mostra para garantir vaga.