16º Festival de Cinema Italiano exibe 17 filmes inéditos em sessões online e gratuitas

Programação também inclui outras 17 produções clássicas


Começou nesta sexta-feira (5) a 16º edição do Festival de Cinema Italiano, que oferece sessões online e gratuitas de 17 filmes contemporâneos inéditos no Brasil, incluindo documentários, suspenses e comédias.

| Esquenta Black Friday da Amazon tem milhares de ofertas todos os dias
| Confira lista de presentes para surpreender

Além disso, há outros 17 longas clássicos na programação virtual, dentro de uma retrospectiva chamada “As Mais Bela Trilhas Sonoras do Cinema Italiano”. Uma das opções é “Era uma Vez na América” (1984), coprodução Estados Unidos/Itália, com direção de Sergio Leone e nomes como Roberto de Niro, James Woods e Elizabeth McGovern no elenco.

Para ver os filmes, basta acessar o site oficial do evento. Todas as produções ficam em cartaz virtualmente até 5/12, com legendas em português.

Robert de Niro está no elenco de “Era uma Vez na América” (Divulgação)

O festival também realiza sessões presenciais no Petra Belas Artes, em São Paulo, até 12 de novembro.

Nas duas versões, online e no cinema, os espectadores poderão ver obras como “Ar Parado” (“Ariaferma”; 2021), apresentado no Festival de Veneza deste ano. O filme de Leonardo Di Costanzo conta com os talentosos atores Toni Servillo, como um agente carcereiro, e Silvio Orlando, como prisioneiro.

A história é sobre uma prisão prestes a ser fechada, mas que permanece funcionando com poucos detentos – coisa que acaba estreitando laços entre eles e os funcionários da penitenciária.

“Ar Parado” se passa em uma prisão prestes a ser desativada (Divulgação)

Outra sugestão é “Ela Ainda Fala Comigo” (“Lei Mi Parla Ancora”; 2021), do renomado diretor Pupi Avati. Fala sobre as lembranças de Nino (Renato Pozzetto) após a morte de Caterina (Stefania Sandrelli), seu grande amor, com quem foi casado por 65 anos. Um escritor (Fabrizio Gifuni) é chamado para colocar no papel as memórias do personagem, e a relação dos dois, que começa mal, vai aos poucos virando uma bonita amizade.

“Ela Ainda Fala Comigo” fala sobre lembranças de um casamento de 65 anos (Divulgação)