Com sessões online, peça-filme “Chega de Saudade!” conecta época da bossa nova aos tempos atuais

Novo espetáculo do grupo carioca Aquela Cia. é encenado por atrizes e atores negros e fica em cartaz no YouTube até segunda (13)


Cena de “Chega de Saudade!” por Aquela Cia. (Divulgação)

Personagens reais como João Gilberto, Roberto Menescal, Sylvia Telles, Nara Leão e Carlos Lyra são interpretados por atrizes e atores negros no espetáculo “Chega de Saudade!”, produção de Aquela Cia. em cartaz até segunda (13) no YouTube. O aceso é gratuito (confira abaixo os horários).

A ideia é estabelecer uma conexão entre aquele clima do início da bossa nova, no final dos anos 1950 (com jovens brancos e de boas condições financeiras criando canções com cenários de praias do Rio como fundo), com aspectos que remetem a questões atuais, como trauma políticos, raciais e sociais. 

 

Cena de “Chega de Saudade!” por Aquela Cia. (Divulgação)

O elenco conta com Flávio Bauraqui, Vilma Melo, Andrea Bak, Hugo Germano, Matheus Macena, Muato e Ona Silva, que criaram a trama de forma colaborativa durante a pandemia, com texto final de Pedro Kosovski.

Sob a direção de Marco André Nunes, eles conduzem a narrativa a partir de canções marcantes da bossa nova, como “Desafinado” (de João Gilberto), “O Barquinho” (Roberto Menescal) e “Garota de Ipanema” (Tom Jobim).

Cena de “Chega de Saudade!” por Aquela Cia. (Divulgação)

A peça-filme é dividida em três partes: “Sorriso”, “Flor” e “Amor”. Começa com a recriação de um sarau no apartamento da jovem Nara Leão. Depois, a história se passa em um teatro, onde artistas tentam fazer um documentário que busca ser uma canção de amor – um tanto amarga. E a parte final traz uma roda de conversas que discute a realização da obra em meio à pandemia.

“Chega de Saudade!”

Onde: YouTube d’Aquela Cia.
Quando: até 13/12; quinta (21h), sexta (21h), sábado (18h e 21h), domingo (18h e 21h), segunda (21h)
+ infos: 65 minutos; classificação livre; audiodescrição e Língua Brasileira de Sinais; nos dias 11 e 12/12, após a sessão, haverá bate-papo com o diretor e o dramaturgo.

Cena de “Chega de Saudade!” por Aquela Cia. (Divulgação)