Gosta de cinema e de filmes italianos? Pois então você terá à disposição um leque de possibilidades durante a edição 2022 do Festival de Cinema Italiano, que acontece de 4/11 a 4/12 em 38 cidades do Brasil.
Nas sessões presenciais, a programação é composta por 17 filmes inéditos e 16 produções que compõem a retrospectiva chamada Musas do Cinema Italiano. Desses, apenas um não ficará disponível pela internet: “Nostalgia”, dirigido por Mario Martone e exibido no Festival de Cannes deste ano.
Todo o conteúdo (presencial e online) é gratuito. O filme mais visto pelo público irá receber o Prêmio Pirelli de Cinema Italiano.
O festival destaca o melhor do cinema italiano contemporâneo, com longas inéditos no Brasil e que fizeram parte da seleção das principais mostras de cinema mundiais, exaltando a diversidade temática das produções.
Alguns dos destaques são “Siccità” (“Seca”), de Paolo Virzì, que recebeu os Prêmios Francesco Pasinetti 2022, dado pelos Jornalistas Cinematográficos Italianos, e os dramas “Hill of Vision – L’Incredibile Storia di Mario Capecchi” (Hill of Vision – A Incrível História de Mario Capecchi”), de Roberto Faenza, e “Settembre” (“Setembro”), de Giulia Louise Steigerwalt.
Em relação à retrospectiva, a ideia é exibir clássicos e filmes recentes protagonizados pelas maiores divas do país, como Anna Magnani (“Roma, Cidade Aberta”), Sofia Loren (“A Bela Moleira” e “Pão, Amor e…”) e Claudia Cardinale (“A Moça com a Valise” e “À Meia-Noite, A Ronda do Prazer”).
Clique aqui para acessar o site oficial para saber mais detalhes sobre o festival e assistir aos filmes de forma online.