Mostra “O Cinema de Tim Burton” exibe 23 filmes do diretor + 18 obras de referência

Até 26/2, é possível ver as produções no CCBB de São Paulo, com ingressos a R$ 10


“A Noiva Cadáver” está na programação (Divulgação)

A mostra “O Cinema de Tim Burton” entrou em cartaz no dia 25 de janeiro e segue em cartaz até 26 de fevereiro, no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, garantindo diversão e arte para adultos e crianças.

A programação traz 42 filmes no total, sendo 23 títulos dirigidos por Tim Burton, um inspirado em uma de suas histórias e mais uma seleção de 18 longas-metragens que são referências na carreira do diretor (devidamente avalizada pelo próprio!). 

“Batman – O Retorno” será exibido na mostra (Divulgação)

Será a maior mostra de filmes já realizada em São Paulo dedicada ao cineasta, que recebeu o Leão de Ouro pela sua carreira no Festival de Veneza de 2007. Com obras inesquecíveis, que se tornaram clássicas, sucessos de público e de crítica, a retrospectiva apresentará desde um dos primeiros filmes de Tim Burton, o premiado curta “Vincent” (1982), uma homenagem a Vincent Price, ídolo do diretor, até o remake de “Dumbo” (2019).

Também serão exibidos:

  • 8 títulos estrelados por Johnny Depp, seu mais frequente colaborador, que encarnou personagens icônicos como “Edward Mãos de Tesoura”;
  • 6 longas com a participação da atriz Helena Bonham Carter, ex-companheira de Burton e mãe de seus dois filhos, entre eles “A Noiva Cadáver” (2005) e “Alice no País das Maravilhas” (2010);
  • “Os Fantasmas se Divertem” (1988), o primeiro longa com Michael Keaton, que depois estrelaria “Batman” (1989), o maior sucesso de bilheteria de Burton, e “Batman: O Retorno” (1992);
  • E, ainda, o filme preferido de Burton, “Ed Wood” (1994), entre muitos outros títulos para o cinema, num total de 19 longas e 2 curtas, para deleite dos seus inúmeros fãs.

“O Estranho Mundo de Jack” (Divulgação)

O público também terá a oportunidade de assistir a duas produções de 1982 para televisão dirigidas por Tim Burton (atualmente no ar com a série “Wandinha”): “João e Maria”, um especial feito para a Disney, e “O Teatro dos Contos de Fadas: Aladim e a Lâmpada Maravilhosa”, clássica série produzida e apresentada pela atriz Shelley Duvall.

Complementando essa seleção especial, serão exibidos também “O Estranho Mundo de Jack” (1993), de Henry Selick; 18 filmes dirigidos por ídolos de Burton, como “Roger Corman – A Pequena Loja dos Horrores” (1960), “O Corvo” (1963), entre outros.

Além dos filmes, será possível participar da masterclass “O Expressionismo no Cinema de Tim Burton”, que será ministrada pela professora e pesquisadora Laura Loguercio Cánepa, no próximo sábado (11), a partir das 10h30. Serão distribuídas senhas meia-hora antes do início do evento, na entrada do cinema do CCBB.

“Edward Mãos de Tesoura” (Divulgação)

A produção da mostra ainda promoverá, em 25 de fevereiro, três ações com cosplays caracterizados de personagens dos filmes dirigidos ou produzidos por Tim Burton. 

Serão realizadas sessões com recursos de acessibilidade (cópia dublada em português, audiodescrição e legenda descritiva) dos filmes “Batman”, “Edward Mãos de Tesoura” e “A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça”, com entrada gratuita (ingressos poderão ser retirados no site bb.com.br/e na bilheteria do CCBB).

Clique aqui para ver a programação completa.

“O Cinema de Tim Burton”

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo – Rua Álvares Penteado, 112, Centro, São Paulo, SP
Quando: 25/1 a 26/2 – quarta a segunda
Quanto: R$ 10
+ infos: 60 lugares