Festival de Cinema Italiano exibe 16 filmes inéditos e 16 clássicos de forma gratuita

Longas ficam disponíveis até 9 de dezembro no site do evento, que também realiza sessões presenciais


Filme “A Sombra de Caravaggio” conta a história do controverso e genial pintor (Divulgação)

O Festival de Cinema Italiano 2023 acontece de 8 de novembro a 9 de dezembro em diversas cidades do Brasil, além de estar disponível de forma on-line e gratuita pelo site oficial do evento.

A programação é composta por 32 filmes, sendo 16 inéditos no país e 16 clássicos, que fazem parte da retrospectivas “A Comédia à Italiana”.

“A 18ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil é uma oportunidade para os amantes do cinema mergulharem na rica tradição cinematográfica da Itália”, diz Erica Bernardini, curadora e diretora cultural do festival, ao lado de Nico Rossini, que também é diretor da Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira.

Um dos filmes inéditos é “Ainda Temos o Amanhã”, que acaba de estrear nos cinemas italianos (Divulgação)

Um dos destaques da programação é o filme “Ainda Temos o Amanhã” (C’è Ancora Domani, 2023), dirigido por Paola Cortellesi que abriu o Festival de Cinema de Roma deste ano e acabou de estrear nos cinemas da Itália, liderando a bilheteria do país. Em preto e branco, a obra é protagonizada pela própria Paola, ao lado de Valerio Mastandrea, e fala sobre uma mulher que passa a questionar seu papel na Roma pós-guerra, nos anos 1940.

“A Sombra de Caravaggio” (L’Ombra di Caravaggio, 2022), de Michele Placido, é um drama de época no qual Riccardo Scamarcio interpreta o rebelde, controverso e genial pintor Michelangelo Merisi, conhecido como Caravaggio. O elenco ainda conta com estrelas internacionais, como os atores franceses Isabelle Huppert e Louis Garrel, além do próprio ator e diretor italiano Michele Placido e seu filho Brenno Placido, que esteve no Brasil para participar da noite de abertura do evento.

Comédia “Obrigado, Rapazes” mostra grupo de detentos que começa a ter aulas de teatro (Divulgação)

O festival traz, ainda, a comédia “Obrigado, Rapazes” (Grazie Ragazzi, 2023), de Riccardo Milani, na qual Antonio Albanese interpreta um ator desempregado que aceita o trabalho de ensinar teatro em uma prisão e, ao descobrir o talento dos detentos, decide encenar a famosa peça de Samuel Beckett, “Esperando Godot”.

Clique aqui para acessar o site do evento e assistir aos filmes – e, mais abaixo, veja a programação completa. 

PROGRAMAÇÃO

Filmes inéditos

“Ainda Temos o Amanhã” (C’è Ancora Domani, 2023), de Paola Cortellesi
“A Invenção de um Crime” (Il Signore delle Formiche, 2022), de Gianni Amelio
“As Minhas Garotas de Papel” (Le Mie Ragazze di Carta, 2023), de Luca Lucini
“A Sombra de Caravaggio” (L’Ombra di Caravaggio, 2022), de Michele Placido
“A Terra das Mulheres” (La Terra delle Donne, 2023), de Marisa Vallone
“A Última Noite de Amore” (L’Ultima Notte di Amore, 2023), de Andrea Di Stefano
“A Última Vez que Fomos Crianças” (L’ultima Volta Che Siamo Stati Bambini, 2023), de Claudio Bisio
“Billy” (Billy, 2023), de Emilia Mazzacurati
“Contos de Domingo” (I Racconti Della Domenica, 2022), de Giovanni Virgilio
“Obrigado, Rapazes” (Grazie Ragazzi, 2023), de Riccardo Milani
“O Homem na Estrada” (L’Uomo Sulla Strada, 2022), de Gianluca Mangiasciutti
“O Primeiro Dia da Minha Vida” (Il Primo Giorno Della Mia Vita, 2023), de Paolo Genovese
“O Retorno de Casanova” (Il Ritorno di Casanova, 2023), de Gabriele Salvatores
“Orlando” (Orlando, 2022), de Daniele Vicari
“Primadonna” (Primadonna, 2022), de Marta Savina
“Um Amor de Domingo” (La Quattordicesima Domenica del Tempo Ordinario, 2023), de Pupi Avati
 

Retrospectiva de comédias clássicas italianas

“Amor à Italiana” (Amore all’Italiana, 1966), de Steno
A Propriedade Não É Mais um Roubo” (La Proprietà Non È Più un Furto, 1973), de Elio Petri
Arturo De Fanti Bancário e Precário” (Rag. Arturo De Fanti Bancario-Precario, 1980), de Luciano Salce
“A Trapaça” (Il Bidone, 1955), de Federico Fellini
“Berlinguer, I Love You” (Berlinguer, ti Voglio Bene, 1977), de Giuseppe Bertolucci
“Brancaleone nas Cruzadas” (Brancaleone alle Crociate, 1970), de Mario Monicelli
“Esses Nossos Maridos” (I Nostri Mariti, 1966), de Luigi Filippo D’Amico, Dino Riso e Luigi Zampa
-“Golpe dos Eternos Desconhecidos” (Audace Colpo dei Soliti Ignoti, 1959), de Nanni Loy
“Mimi, o Metalúrgico” (Mimí Metarllugico, Ferito Nell’ Onore, 1972), de Lina Wertmüller
“O Gato” (Il Gatto, 1977), de Luigi Comencini
“Parente É Serpente” (Parenti Serpenti, 1992), de Mario Monicelli
“Pato com Laranja” (L’Anatra all’Arancia, 1975), de Luciano Salce
“Pobres mas… Belas” (Poveri Ma Belli, 1957), de Dino Riso
“Por um Destino Insólito” (Travolti da an Insolito Destino nell’Azzurro Mare d’Agosto, 1974), de Lina Wertmüller
“Rugantino, o Conquistador” (Rugantino, 1973), de Pasquale Festa Campanile
“Venha Tomar Café Conosco” (Venga a Prendere il Caffè… Da Noi, 1970), de Alberto Lattuada