Esta edição do Ensaio Geral traz as seguintes notinhas:
- Tony Ramos volta ao teatro, após cirurgias
- Samuel Rosa estreia turnê em agosto, em São Paulo
- Teatro J. Safra celebra 10 anos com programação especial
- Sinny Comunicação completa 9 anos
- Peça de Bruno Mazzeo e Lucio Mauro Filho chega a 20 mil espectadores
- Débora Falabella estreia “Prima Facie” em São Paulo
- Nova comédia musical faz homenagem a Rita Lee
Se quiser sugerir pautas, envie e-mail para fabiana@culturice.com.br.
Boa leitura!
Tony Ramos retorna ao teatro
Após 57 dias longe dos palcos, Tony Ramos retorna ao Teatro Tuca, em São Paulo, nesta sexta-feira (12), para realizar as últimas sessões da peça “O que Só Sabemos Juntos” ao lado de Denise Fraga.
O ator passou por duas cirurgias no cérebro em 16 de maio, após passar mal em sua casa, e saiu da UTI cinco dias depois. Agora, recuperado, ele segue com a temporada do espetáculo até 28 de julho – todos os ingressos já estão esgotados.
A direção é de Luiz Villaça, que também foi responsável pela idealização da peça, ao lado de Denise Fraga e José Maria. Em cena, os artistas partem de memórias pessoais e de textos clássicos de nomes como Tchekhov e Brecht para entrelaçar histórias diversas e pungentes do mundo contemporâneo, como a condição feminina, o aquecimento global e os vínculos afetivos.
Nova turnê Samuel Rosa
A estreia da nova turnê de Samuel Rosa será no dia 2 de agosto, no Espaço Unimed, em São Paulo. O show da “Samuel Rosa Tour” reunirá composições próprias que fizeram sucesso nos últimos 30 anos, com o Skank, e canções do novo álbum, “Rosa”. Uma delas é o single “Segue o Jogo”.
Além disso, haverá novas releituras de músicas que Samuel gravou com outros artistas. “Estou ansioso para ganhar a estrada e encontrar o público de todo o Brasil que se interessa pelo meu trabalho e, obviamente, aqueles fãs que querem ouvir as canções que eu fiz durante toda a minha carreira”, disse o cantor. No dia 9 de agosto, a turnê estreia no Rio de Janeiro, no Vivo Rio.
A banda é formada por Doca Rolim, Alexandre Mourão, Pedro Kremer, Marcelo Dai, Pedro Aristides, Vinícius Augusto e Pedro Mota.
10 anos do Teatro J. Safra
Um dos melhores teatros de São Paulo está prestes a completar 10 anos! Inaugurado em 24 de julho de 2014, na Barra Funda, o Teatro J. Safra começa as celebrações desta data marcante com o espetáculo “De Tempo Somos”, do tradicional Grupo Galpão.
As sessões acontecem nesta quarta (10) e quinta (11), às 21h. A peça é dirigida por Lydia Del Picchia e Simone Ordones e reúne 25 canções do repertório do grupo, que fala sobre temas como a passagem do tempo e o processo de criação artística.
No sábado (13), a programação segue com o show “Sinatra In Concert”, no qual Mário Kramarenco, considerado um dos melhores intérpretes de Sinatra, é acompanhado de uma big band para apresentar ao público as principais canções do artista.
As comemorações continuam com o espetáculo “Circus Experience” (10 e 20/7), o concerto da Orquestra Filarmônica Carlos Gomes (21/7), apresentações internacionais de dança (27 e 28/7).
A curadoria artística é assinada por Eduardo Figueiredo e Maurício Machado.
9 anos da Sinny
Neste segunda-feira (8), a Sinny Comunicação completou 9 anos de trajetória. Especializada na comunicação e divulgação de filmes, mostras e festivais de cinema, a empresa faz parte de inúmeros projetos relevantes do mercado audiovisual e cultural no Brasil.
A Sinny, que tem como sócios Paula Ferraz, Priscila Santos e Txai Ferraz, é responsável pela divulgação de obras recentes, como “Saudosa Maloca”, protagonizada por Paulo Miklos, e “Motel Destino”, de Karim Aïnouz, que estreou no Festival de Cannes deste ano.
Dois de seus filmes estreiam em breve nos cinemas: “Ninguém Sai Vivo Daqui” (11/7), dirigido por André Ristum, e “O Sequestro do Papa” (18/7), de Marco Bellocchio.
20 mil espectadores
O espetáculo “Gostava Mais dos Pais”, que passou por São Paulo e Fortaleza e atualmente está em cartaz no Rio de Janeiro, já ultrapassou a marca de 20 mil espectadores! A plateia, que também vêm lotando as sessões do Teatro Casa Grande, se diverte e se emociona com Bruno Mazzeo e Lucio Mauro Filho em cena.
Os artistas falam sobre as dificuldades de entender os seus lugares no mundo contemporâneo, ao mesmo tempo em que lidam com o peso de serem filhos de dois ícones do riso: Chico Anysio e Lucio Mauro. A direção é de Debora Lamm, com dramaturgia de Aloísio de Abreu e Rosana Ferrão.
A temporada no Rio segue até 11 de agosto, com sessões às sextas, aos sábados e aos domingos.
Débora Falabella estreia em São Paulo
Após temporada no Rio de Janeiro, a atriz Débora Falabella se prepara para estrear “Prima Facie” no Teatro Vivo, em São Paulo, a partir de 21 de setembro. As sessões serão de quinta a sábado, às 20h, e aos domingos, às 18h. Os ingressos já estão à venda.
Com texto de Suzie Miller, o espetáculo estreou em 2022, em Londres, e teve uma trajetória meteórica, já tendo ganhado, desde então, dezenas de montagens ao redor do mundo. Dirigida por Yara de Novaes, esta versão brasileira marca o primeiro espetáculo solo da carreira de Débora.
Em cena, a artista vive Tessa, uma bem-sucedida advogada que defende acusados de violência sexual. Ao mesmo tempo em que experimenta o sucesso, ela precisa encarar uma crise que a obriga a rever uma série de valores e princípios, além de refletir sobre o sistema judicial, a condição feminina e as relações conturbadas entre diversas esferas de poder.
Homenagem a Rita Lee
A In Cena Produções realiza temporada do espetáculo “República Lee – Um Musical ao Som de Rita” no Teatro Viradalata, em São Paulo, de 12 de julho a 4 de agosto. Com texto e direção de Tauã Delmiro, a comédia musical faz um tributo ao legado de Rita Lee, unindo teatro e cinema ao construir um filme na presença do público, com uso de cenas pré-gravadas.
Na história, não biográfica, cinco jovens que moram em uma república na capital paulista, entre os anos de 1968 e 1969, buscam produzir um curta-metragem de ficção científica.
No elenco traz Cella Bártholo, Caio Nery, Rodrigo Salvadoretti, Ingrid Klug, Pedro Balu, João Ferreira e Luiza Cesar. Na equipe criativa, estão, ainda, Cella Bártholo (idealização), Hugo Kerth (direção musical e arranjos) e Débora Polistchuck (coreografias e assistência de direção).