ENSAIO GERAL: João Carlos Martins de graça, João Barone, “Homens no Divã” e Abujamra

Notinhas sobre assuntos de destaque do cenário cultural do Brasil e do mundo


Esta edição do Ensaio Geral traz as seguintes notinhas:

  • João Carlos Martins realiza concerto gratuito em shopping de São Paulo
  • Andre e Joe Abujamra fazem a trilha de “Curtindo a Vida Adoidado”
  • João Barone lança livro sobre os Paralamas
  • “Homens no Divã” realiza sessão gratuita especial em São Paulo
  • Festival FIT Rio Preto será realizado de 18 a 27 de julho
  • Série brasileira “Pssica” começa a ser gravada para a Netflix
  • “Tebas Land” se apresentam no Festival de Avignon, na França

Para sugerir pautas, envie e-mail para fabiana@culturice.com.br.
Boa leitura!

Concerto gratuito de João Carlos Martins

O maestro João Carlos Martins irá reger a Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP em um concerto gratuito que será realizado no próximo sábado (20), no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.

O evento, que acontece a partir das 19h, no vão central, marca o início das comemorações dos 25 anos do shopping – comemorado em 18 de outubro.

O repertório inclui grandes clássicos, de nomes como Bach, Beethoven e Brahms, até os contemporâneos, como Piazzolla, Morricone e Paul Anka.

João Carlos Martins se apresenta no Pátio Higienópolis (Crédito: Alê Catan)

Trilha de Abujamra

O clássico filme “Curtindo a Vida Adoidado” será exibido no dia 24 de julho (quarta-feira da semana que vem), no Sesc Bom Retiro, às 19h, com trilha sonora executada ao vivo pelo multiartista Andre Abujamra e seu filho, Joe Abujamra, que também é cantor, compositor e guitarrista.

O evento faz parte do projeto Segue a Trilha. Os ingressos custam R$ 12 (credencial plena) e R$ 40 (inteira) e começam a ser vendidos nesta terça (16), a partir das 17h.

O filme, dirigido por John Hughes, com Matthew Broderick e Alan Ruck no elenco, fez muito sucesso nos anos 1980 e fala sobre o adolescente Ferris Bueller, que decide sair da rotina e enganar seus pais fingindo estar doente para poder matar aula na escola.

Ele convence sua namorada, Sloane, e seu melhor amigo, Cameron, a se juntar a ele no passeio até Chicago, usando a Ferrari do pai de Cameron. No entanto, o diretor da escola sabe que Ferris está mentindo e vai atrás dele.

Andre Abujamra participa de trilha ao vivo (Crédito: Paulo Rapaport)

João Barone lança livro sobre os Paralamas

O baterista João Barone é o autor do livro “1, 2, 3, 4! Contando o Tempo com Os Paralamas do Sucesso”, que será lançado no dia 30 de julho. Quem comprar durante a pré-venda pela Amazon, até o dia 29 deste mês, vai receber um exemplar autografado.

Realizada pela editora Máquina de Livros, a obra fala sobre uma das bandas mais importantes do rock e da música brasileira a partir de um ponto de vista privilegiado. Barone dá detalhes sobre os mais de 40 anos de estrada do grupo, abordando temas e acontecimentos como o contrato para o primeiro disco, o convívio com outros grupos da geração, as farras nas turnês pelo Brasil e os bastidores das gravações.

O livro vem ilustrado com dezenas de fotos inéditas, quase todas do acervo pessoal de Barone, além de manuscritos de letras, credenciais de shows históricos, documentos e cartazes do início da carreira.

João Barone acaba de lançar livro (Crédito: Reprodução/Facebook João Barone)

Sessão especial de “Homens no Divã”

Para comemorar 10 anos em cartaz, a comédia “Homens no Divã” irá realizar uma sessão especial nesta quarta-feira (17), às 20h, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos na bilheteria uma hora antes do início da sessão.

Com mais de 350 mil espectadores, o espetáculo tem texto de Miriam Palma e direção geral de Darson Ribeiro, que divide o palco com Fernando Billi e Guilherme Chelucci.

A peça trata dos dilemas masculinos ao mostrar um cotidiano cheio de situações divertidas. O personagem Frederico, por exemplo, é um executivo que enfrenta a traição da mulher depois de 18 anos de casamento. Já o bombeiro sedutor Renato vai para a terapia para enganar a pretendida Kelly, enquanto Carlos é um gineco com um alto grau de narcisismo.

Guilherme Chelucci, Darson Ribeiro e Fernando Billi (Crédito: Moisés Pazianotto)

FIT Rio Preto começa nesta semana

O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto) completa 55 anos com uma edição histórica, que será realizada de 18 a 27 de julho, na cidade do interior paulista.

O evento contará com 70 apresentações de 37 espetáculos, vindos de 10 estados brasileiros e 5 países, sendo essa a sua maior programação deste a retomada após a pandemia. Boa parte das sessões será gratuita. Neste ano, o festival ocupará novos espaços da cidade, chegando a 20 locais.

O público também poderá assistir a ações formativas, que este ano se projetam para a prática e a performance, e foram denominadas [per]formativas, envolvendo aproximadamente 30 atividades.

A abertura do FIT Rio Preto 2024 será nesta quinta (18), às 20h, no anfiteatro da Represa, com o espetáculo “Fênix – Onde Nascem os Sonhos”, da Clarin Cia. de Dança. A produção venceu o Prêmio APCA 2023 de melhor direção musical e fala da esperança de corpos periféricos em busca da felicidade.

Espetáculo “Fênix – Onde Nascem os Sonhos” (Crédito: Sergio Fernandes)

 

Série da Netflix começa a ser gravada

Começaram em Belém (Pará), agora em julho, as gravações da nova minissérie brasileira da Netflix, “Pssica”, com direção de Quico Meirelles e Fernando Meirelles. A produção, que terá quatro episódios cheios de drama e ação, é baseada no livro homônimo do escritor paraense Edyr Augusto.

A trama é centrada em três personagens cujas vidas se entrelaçam de maneira inesperada nos rios da Amazônia atlântica. Janalice (Domithila Cattete), uma jovem raptada pelo tráfico humano, Preá (Lucas Galvino), que precisa fazer as pazes com seu destino como chefe de uma gangue de “ratos d’água” (criminosos que atuam nos rios da região), e Mariangel (Marleyda Soto), que busca vingança pela morte de sua família. Os três tentarão sobreviver à “pssica” (maldição) que acreditam ter sido lançada sobre eles.

Com roteiro de Bráulio Mantovani, Fernando Garrido e Stephanie Degreas e produção de Andrea Barata Ribeiro e Fernando Meirelles, da O2 Filmes, “Pssica” proporciona uma experiência intensa e imersiva na região Norte do Brasil. Outros atores que fazem parte do elenco são Ademara, Bruno Goya, Claudio Jaborandy, Luca Dan, Ricardo Teodoro, Sandro Guerra, Welket Bungué e Wesley Guimarães.

Lucas Galvino, Marleyda Soto e Domithila Cattete (Crédito: Aline Arruda e Diego Formiga/Netflix)

“Tebas Land” em festival da França

O espetáculo brasileiro “Tebas Land” está na programação oficial do Festival Off Avignon, na cidade de Avignon, na França. O evento reúne mais de 1.500 espetáculos durante três semanas e é, por si só, um dos maiores festivais de artes performáticas do mundo.

Com tanto evento acontecendo o dia inteiro, a correria é grande nos bastidores, para a montagem e desmontagem da produção. O ator Otto Jr., que divide o palco com Robson Torinni, conta que a peça anterior acaba apenas 20 minutos antes de “Tebas Land” começar – por isso, a equipe tem cerca de 15 minutos para montar todo o cenário. Antes, eram 8 pessoas ajudando, agora, são 6.

Com texto de Sergio Blanco e direção de Victor Garcia Peralta, a premiada peça fala sobre um parricídio e é inspirada no mito de Édipo e na vida de São Martinho de Tours, santo europeu do século 4. A montagem, porém, não foca na reconstrução do crime, mas nos encontros entre um jovem parricida e um dramaturgo interessado em escrever a história desse crime.

As sessões no Festival Off Avignon acontecem até 21 de julho, no Teatro Alya, com legendas em francês. Os ingressos custam 22 euros. Clique aqui para acessar o site oficial do evento.

Robson Torinni (esq.) e Otto Jr. em cena de “Tebas Land” (crédito: Rodrigo Lopes)