Primeiro encontro nos palcos do ator Tony Ramos e da atriz Denise Fraga, “O que Só Sabemos Juntos” é um chamado urgente. Uma convocação para que cada pessoa saia de sua bolha de isolamento e seja capaz de, genuinamente, se colocar no lugar do outro, sentir suas dores e compreender suas angústias, mas também suas alegrias, transformações e conquistas.
O espetáculo teve sua estreia em 26 de abril de 2024 no Teatro Tuca, em São Paulo, e chega agora ao Rio de Janeiro no Teatro Casa Grande para uma curta temporada de 3 semanas, entre 22 de agosto e 8 de setembro, de quinta a domingo. Depois, a produção segue para as cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília.
Denise e Tony são mais do que dois dos mais célebres e reconhecidos atores do Brasil: ambos são conhecidos por sua consciência cidadã e sua necessidade de estarem sempre em diálogo artístico com temas urgentes da vida do país e do mundo.
Valendo-se de dispositivos de interação direta e delicada com a plateia (alguns dos quais já foram experimentados com sucesso em “Eu de Você”), “O que Só Sabemos Juntos” se pretende um espetáculo-festa-despertador, uma mola propulsora que tira o espectador da apatia, de sua tela e o convoca a experimentar no aqui e agora, emoções, ações e, principalmente, entender que todos dependemos uns dos outros nessa peça, como na vida. Imaginar mundos possíveis juntos, e construir com o público, daquele dia, o espetáculo.
“O que Só Sabemos Juntos” também tem um inevitável caráter de celebração: celebração do primeiro encontro de dois atores lendários nos palcos (Tony com 60 anos de carreira, Denise com 40, trajetórias que somam um século), celebração da continuidade da trajetória excepcional que Denise vem construindo no Teatro e também da volta de Tony aos palcos, depois de 20 anos se dedicando ao audiovisual. Celebração da força do teatro para, permanentemente, iluminar e socorrer à vida e aos viventes, para seguir embalando a vida com arte.
Neste contexto, em meio a cenas que dramatizam questões pungentes do mundo contemporâneo como o aquecimento global e a crise climática, a dominação dos seres humanos por telas e pelo capital, a condição feminina e o patriarcado nesse 2024, a possibilidade, a dificuldade e a reinvenção para criar filhos, amigos e vínculos diversos.
Com essas cenas, juntam-se a memória desses dois atores e textos de peças clássicas da dramaturgia, como Tio Vânia, de Anton Tchekhov e Galileu Galilei, do alemão Bertolt Brecht, como que para demonstrar, sem explicações didáticas ou professorais, que o teatro atemporal é um instrumento poderoso para pensar qualquer tempo, através de sua força arquetípica e capacidade de condensar dramas humanos.
Juntam-se ainda, ao texto da peça, o pensamento da autora, ativista e feminista bell hooks, os ensaios e crônicas da escritora polonesa Olga Tokarczuk, textos da jornalista e documentarista brasileira Dorrit Harazim, a prosa da francesa Annie Ernaux, e a poesia de Fernando Pessoa, Wislawa Zymborska, Arnaldo Antunes, João Cabral de Melo Neto, entre outros.
Sinopse
Um encontro de dois atores, um homem e uma mulher, com uma multidão de pessoas na plateia. Suas memórias. Suas próprias histórias e outras tantas que ouviram por aí. E o que só saberão, juntos? Esses dois atores e esse público? Uma sala cheia de gente que escolheu estar ali na companhia umas das outras. Há algo a celebrar, juntos?
“Eu gosto de contar as pessoas quando tem muita gente porque eu gosto sempre de imaginar que, sei lá, quando se trata de gente, cem não é cem, são cem unidades, cem uns, cem cada um, cem pessoas com vidas, histórias e experiências muito diferentes umas das outras”, diz a atriz numa cena inicial da peça.
Todos nós temos casas de infância, todos nós temos cheiros que lembramos, todos nós temos lugares da nossa casa que a gente prefere estar. A boca do fogão que a gente prefere acender. Sentar naquela cadeira daquele lado da mesa. Todos nós temos um alfabeto coletivo, em comum, e que a gente deixa de acessar e de perceber diante da falta de escuta e de percepção do outro. Num mundo onde a falta de escuta, ou da qualidade dela, virou o grande problema das relações.
É a busca por esse alfabeto comum, esse alfabeto de memórias, de gestos, de experiências, mais do que de opiniões, que estamos falando. Essa é a pergunta por onde começamos. “Do que me lembro e o que eu imaginava que fosse acontecer na minha vida quando eu ainda era uma criança?” O que só sabemos juntos? E o que vai acontecer, agora? Com muito humor e leveza, esses dois atores conduzem uma experiência de empatia e escuta com a plateia, a cada noite.
“O que Só Sabemos Juntos”
Onde: Teatro Casa Grande – Rua Afrânio de Melo Franco nº 290, Leblon, Rio de Janeiro
Quando: 22 de agosto a 8 de setembro de 2024; qui. (20h), sex. (20h), sáb. (20h) e dom. (18h)
Quanto: R$ 40 a R$ 200; à venda no Eventim
+ infos: 12 anos; 90 minutos; 900 lugares
Ficha técnica
Idealização e Criação: Denise Fraga, José Maria e Luiz Villaça
Com Denise Fraga e Tony Ramos
Direção Geral: Luiz Villaça
Direção de Produção: José Maria
Texto: Denise Fraga, Luiz Villaça e Vinicius Calderoni
Dramaturgia: Kenia Dias, Denise Fraga, Luiz Villaça, Vinicius Calderoni, Tony Ramos e José Maria
Direção de Movimento: Kenia Dias
Assistência de Dramaturgia e do Diretor: Fluiz e Luiza Aron
Contrarregra e camareira: Cristiane Ferreira
Assistente de produção: Leonardo Shammah
Direção Musical, arranjos e preparação vocal: Fernanda Maia
Musicistas: Ana Rodrigues, Clara Bastos, Priscila Brigante, Grazi Pizani e Taís Cavalcanti
Sound designer: João Baracho
Sound designer associado e operador de som: Carlos Henrique
Técnicos de som: Luca Moreli e Gabriel Fernandes da Silva
Luz: Wagner Antônio
Assistência de iluminação e Programação de Luz: Dimitri Luppi e Ricardo Barbosa
Operador de luz: Ricardo Barbosa e Michelle Bezerra
Cenografia: Duda Arruk
Assistência de cenografia: Olívia Chimenti
Cenotécnicos: Alexander Peixoto, Douglas André Caldas, Diego Tadeu Caldas, Victor Santos Silva, Eduardo da Cruz Ferreira, Gonçalo Severino Neres
Técnico de Palco e Maquinaria: Alexander Peixoto e Gonçalo Severino Neres
Transporte: Edmilson Ferreira da Silva
Figurinos: Verônica Julian
Desenvolvimento e Modelagem: Edson Honda
Assistência de figurino: Alice Leão
Costureiras: Salete André e Judite Lima
Programação visual: Guime Davidson e Phillipe Marks
Fotos de cena: Cacá Bernardes | Bruta Flor
Assessoria de Imprensa RJ: Barata Comunicação
Redes sociais: @DeniseFragaOficial
Roteiro de Audiodescrição: Márcia Caspary e Bell Machado
Consultoria Audiodescrição: Aline Borges
Intérpretes em Libras: Maísa Ferreira Buldrini, Alice Stephanie Ramos, Karoline Amparo Fernandes e Camila Ramos Milan | Libras sem fronteiras
Registro e teaser do espetáculo
Produção executiva: Adriana Tavares e Juliana Borges
Diretora de fotografia: Elisa Mendes
Operadora de câmera: Giovanna Gil
Assistente de câmera: Gabriel Henrique
Técnico de som: Vicente Lacerda
Montador: Guili Minkovicius
Administração financeira: Evandro Fernandes
Apoio Institucional: Teatro Tuca – PUC SP
Coprodução: Café Royal
Realização: NIA Teatro
Este espetáculo é apresentado pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros. Foi realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Fonte: Dobbs Scarpa Produção e Assessoria de Comunicação