A 19º edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil começa nesta quinta-feira (7) e segue até 8 de dezembro com 32 filmes na programação. Todas as exibições são gratuitas e acontecem de forma on-line, pelo site oficial, e também presencialmente, em mais de 80 cidades e 120 salas de projeção.
O evento, fundado pela Câmara do Comércio Italiana de São Paulo (Italcam) e com patrocínio e colaboração da Embaixada da Itália, traz títulos inéditos e premiados, com grande sucesso de público na Itália, além de uma retrospectiva sobre o humor do cinema italiano.
Um dos destaques do festival é o filme “Eu, Capitão” (“Io Capitano”), dirigido por Matteo Garrone. Embora não seja inédito no Brasil, ele é considerado o longa-metragem italiano mais importante de 2023, já que venceu alguns dos primeiros prêmios do setor, com o Leão de Prata, em Veneza, e o David de Donatello, que é considerado o Oscar da Itália (recebeu sete prêmios, entre eles o de melhor filme e melhor diretor). Também foi indicado ao Oscar 2024 e ao Golden Globe 2024, ambos como Melhor Filme Estrangeiro.
O filme conta a jornada de aventura de dois jovens, Seydou e Moussa, que saem de Dakar para chegar à Europa. Uma Odisseia contemporânea através dos perigos do deserto, dos horrores dos centros de detenção na Líbia e dos perigos do mar.
A programação também inclui o inédito “Toquinho: Encontros e um Violão” (“Toquinho, Incontri e una Chitarra”), dirigido por Erica Bernardini e escolhido pela Embaixada da Itália para celebrar os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil. Com raras imagens de arquivos de shows, entrevistas, vídeos na Itália e depoimentos de amigos, o documentário revive momentos marcantes da carreira de Toquinho.
Já o drama “Éramos Crianças” (“Eravamo Bambini”), de Marco Martani, traz uma história tocante sobre amizade e vingança, enquanto “Romeu É Julieta” (“Romeo È Giulietta”), de Giovanni Veronesi, acompanha a trajetória de uma jovem atriz que assume uma identidade masculina para interpretar Romeu.
Uma ótima sugestão é assistir ao filme “Mia” (“Mia”), de Ivano De Matteo, que foi o vencedor do Globo de Ouro de Melhor Roteiro e Melhor Ator em 2023 (Edoardo Leo). A história mostra uma garota de 15 anos que acaba se envolvendo com um rapaz manipulador e vê a sua vida se transformar em um pesadelo. O pai, vendo todo o mal acontecer, vai em busca de vingança.
“Um Mundo à Parte” (“Un Mondo a Parte”) é o filme com maior bilheteria da Itália em 2024, com mais de 1 milhão de espectadores. Fala sobre Michele Cortese (Antonio Albanese), um professor do ensino fundamental que, após 40 anos ensinando na caótica Roma, encontra a oportunidade de uma nova vida. O longa é dirigido por Riccardo Milani, marido da atriz e cineasta Paola Cortellesi, diretora do grande sucesso italiano do ano passado, “Ainda Temos o Amanhã”.
Clique aqui para acessar o site oficial e ter acesso a todos os filmes.