Novo espaço cultural será inaugurado junto à Sala São Paulo, com ingressos gratuitos

A Estação CCR das Artes tem capacidade para 543 pessoas e terá evento de estreia no dia 25 de janeiro


Estação CCR das Artes é o nome da nova sala de espetáculos e eventos da cidade de São Paulo. Com vocação artística versátil, plateia para até 543 pessoas e palco com 160 m2, ambos moduláveis, o espaço fica localizado no Complexo Cultural Júlio Prestes, que também abriga a Sala São Paulo.

O local será aberto ao público no próximo sábado (25 de janeiro), às 20h30, data em que se comemora o aniversário de 471 anos de São Paulo. Os ingressos para o evento de inauguração serão gratuitos e distribuídos nesta terça-feira (21), a partir das 12h, pelo site da Sala São Paulo.

Estação CCR das Artes (Crédito: Alexandre Silva)

A cerimônia oficial de abertura da Estação CCR das Artes, reservada a convidados, será realizada mais cedo e contará com a presença de representantes do Ministério da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo, da Fundação Osesp e do Grupo CCR, e será reservada a convidados.

Às 20h, as portas serão abertas ao público, que assistirá ao espetáculo As Artes na Estação, que une música, dança, poesia e circo e é inspirado nos trens da Estação Júlio Prestes, que podem ser vistos chegando e partindo pelo vidro lateral da Estação CCR das Artes — a sala ocupa o saguão onde, no passado, eram vendidos os bilhetes de trem.

Um presente para a cidade, o novo espaço cultural receberá ao longo do ano diferentes expressões artísticas, entre músicas clássica e popular, dança, teatro, literatura e cinema, além de atividades educacionais e socioculturais.

Estação CCR das Artes tem capacidade para 543 pessoas (Crédito: Alexandre Silva)

A Estação CCR das Artes tem o objetivo de reforçar o compromisso da Fundação Osesp em atuar como um reflexo da sociedade plural e dinâmica em que vivemos, e fortalecer toda a cadeia de pessoas que experienciam ou vivenciam o que oferecemos.

A transformação deste patrimônio histórico em sala de espetáculos foi feita graças à parceria da Fundação Osesp com o Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com o Governo Federal e Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, também via Lei Rouanet.

Espetáculo de inauguração

Com narração do ator Odilon Wagner, a apresentação deste sábado (25) reúne a cantora Virginia Rosa, o acordeonista Toninho Ferragutti, a São Paulo Big Band Ensemble, a São Paulo Companhia de Dança, um quarteto de cordas formado por músicos da Osesp, o Coro Acadêmico da Osesp, a pianista Juliana Ripke e a companhia Mundo do Circo.

As estações de trem, os trilhos, os vagões, os encontros e as despedidas de quem usa ou já usou esse meio de transporte tão simbólico para a cidade estarão presentes em músicas e poemas de nomes como Heitor Villa-Lobos, Tom Jobim, Milton Nascimento, Francisco Mignone, Chico Buarque, Adoniran Barbosa e Oswald de Andrade.

Com projeto arquitetônico do escritório Dupré Arquitetura, de Nelson Dupré — profissional que também foi responsável pelo consagrado projeto de restauro da Sala São Paulo, inaugurada em 9 de julho de 1999 —, a Estação CCR das Artes ocupa o antigo concourse da Estação Júlio Prestes, que ainda preserva sua arquitetura original, com vitrais coloridos da tradicional Casa Conrado e três imponentes lustres.

O local torna-se, assim, parte do Complexo Cultural Júlio Prestes, que abriga também a Sala São Paulo — sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp, do Coro da Osesp e da Academia de Música —, a São Paulo Escola de Dança, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, a Estação Pinacoteca e a Emesp Tom Jobim.

Serviço

Quando: 25 de janeiro, sábado, às 20h30
Onde: Sala São Paulo – Estação CCR das Artes | Praça Júlio Prestes, 16, Luz
Quanto: gratuito; reserva de ingressos aqui
+ infos: 543 lugares; classificação: 7 anos
Estacionamento: R$ 39 (noturno e sábado à tarde) | 600 vagas; 20 para pessoas com deficiência; 33 para idosos.

(Fonte: Imprensa Osesp)