Ícone da cena teatral, Zé Celso fala sobre militância e censura em bate-papo gratuito

Zé Celso Martinez Corrêa participa fala com o público em evento gratuito no Sesc Vila Mariana, em São Paulo


Comandante do icônico Teat(r)o Oficina há 60 anos, Zé Celso Martinez Corrêa participa de bate-papo gratuito com o público nesta quarta (6/6), no Sesc Vila Mariana, em São Paulo.

Sob o tema “Atualidade do Teat(r)o Oficina”, ele falará sobre a cena contemporânea do teatro, mas também lembrará a trajetória de seu grupo, marcado pela militância e pela censura. “O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade, foi uma das montagens censuradas durante a ditadura militar – vários artistas foram mandados para o exílio.

Quando voltaram ao Brasil, construíram sua sede – já icônica por si só -, com projeto arquitetônico de Lina Bo Bardi. Por lá, a luta continua: o Teat(r)o Oficina, no Bixiga, briga para que o grupo Silvio Santos, dono do terreno vizinho, não construa três torres ali. Os prédios bloqueariam as enormes janelas do teatro, tombado desde 2010. Zé Celso e sua trupe preferem um parque.

A trajetória do Oficina também é marcada por outras montagens inesquecíveis, caso de “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, “Pequenos Burgueses”, de Gorki, e “Roda Viva”, de Chico Buarque – que Zé Celso montará novamente.

Como a conversa ocorrerá na praça de eventos do Sesc, não é preciso retirar senhas com antecedência – é só chegar.

Zé Celso, diretor do Teat(r)o Oficina (Foto: Divulgação)

Bate-papo com Zé Celso

Onde: Sesc Vila Mariana – Rua Pelotas, 141, Vila Mariana, São Paulo. Tel.: (11) 5080-3000.
Quando: Quarta-feira (6/6), às 19h.
Quanto: Grátis
+ Infos: Não recomendado para menores de 12 anos. Duração: 120 minutos.