Festival de Curitiba 2019: confira 7 estreias nacionais da programação

O evento começa no dia 26/3 com mais de 400 atrações, incluindo produções internacionais e obras aclamadas


A 28ª edição do Festival de Curitiba preparou uma programação com 7 estreias nacionais para 2019. Durante o evento, que acontece de 26/3 a 7/4, o público poderá ver a comédia musical “As Comadres” (Guairinha, dias 27 e 28/3), com direção de Ariane Mnouchkine, do Théâtre du Soleil, ou então a comédia “Dezembro” (Museu Oscar Niemeyer, de 4 a 7/4), com texto de Guillermo Calderón e direção de Diego Fortes.

“As Comadres” (Divulgação)

O roteiro também contempla “Relatos Efêmeros da França Antártica” (Teatro da Reitoria, dias 31/3 e 1º/4), um drama escrito e dirigido por Francisco Carlos, com nomes como Ondina Clais e Guilherme Leme no elenco.

Já a comédia “Sísifo.gif” (Teatro da Reitoria, dias 6 e 7/4) mostra como levar para o palco a linguagem do gif e do meme, com atuação de Gregório Duvivier, direção de Vinicius Calderoni e texto dos dois. A lista também conta com o espetáculo “Tráfico”, um monólogo interpretado por Wilderman García Buitrago, escrito e dirigido por Sergio Blanco e que fala sobre uma história de crimes protagonizada por um garoto de programa.

O grupo paulistano Os Satyros participa com duas estreias em uma mostra especial que comemora seus 30 anos de atividades: “Mississipi” e “O Rei de Sodoma”. Eles também encenam “Cabaret TransPeripatético” e “Todos os Sonhos do Mundo”.

“Relatos Efêmeros da França Antártica” (Divulgação)

Programação do festival

Serão mais de 400 atrações durante 13 dias, com ingressos gratuitos ou por no máximo R$ 70. O escolhido para abrir o festival foi o espetáculo francês “Aquele que Cai”, do coreógrafo e bailarino Yoann Bourgeois. Nele, seis artistas tentam se equilibrar em uma plataforma giratória. 

Outra mostra especial fica por conta da companhia curitibana Stavis-Damaceno, que celebra 15 anos com quatro espetáculos: “Homem ao Vento”, “Psicose 4h48”, “Árvores Abatidas ou Para Luis Melo” e “Artista de Fuga”.

Além disso, o público vai poder curtir montagens que já fizeram sucesso pelo Brasil. É o caso do premiado musical “Elza” (Guairão, dias 5 e 6/4), sobre a vida e carreira de Elza Soares; do drama “Pi – Panorâmica insana” (Guairão, dias 30 e 31/3), com Cláudia Abreu, Leandra Leal, Luiz Henrique Nogueira e Rodrigo Pandolfo no elenco; e da montagem “Dogville” (Guairinha, dias 2 e 3/4), com nomes como Mel Lisboa e Blota Filho.

A programação traz, ainda, palestras, oficinas, sessões de stand-up (Risorama) e um evento musical- gastronômico no Museu Oscar Niemeyer (Gastronomix).

Os ingressos já estão à venda pelo site oficial.