A equipe de “A Catástrofe do Sucesso” realizou 4 meses de residência artística no Instituto Cultural Capobianco para a construção deste novo espetáculo, que estreia nesta sexta (8). As pesquisas e os ensaios deram forma a uma montagem que reúne três textos de Tennessee Williams: duas peças (“Mister Paradise” e “Fala Comigo como a Chuva e me Deixa Escutar”) e um artigo autobiográfico (“A Catástrofe do Sucesso”).
A idealizadora do projeto é Camila dos Anjos, que também está no elenco, ao lado de Iuri Saraiva, sob a direção de Marco Antônio Pâmio. O artigo inserido na apresentação foi publicado no jornal “The New York Times” em 1947 e fala sobre como o dramaturgo passou do anonimato para o hall da fama. Trechos dele serão mostrados no início, entre as duas peças e na parte final.
Em “Mister Paradise”, uma garota encontra um livrinho de poesias em um antiquário e procura o autor para conhecê-lo, mas esse encontro vira palco de um embate, pois ele não acredita no poder que a arte pode exercer na sociedade. Já “Fala Comigo…” se passa em um quarto de Manhattan, onde um casal vive uma relação distante e sem perspectiva de mudança.
A direção de movimento é de Marco Aurélio Nunes, responsável por criar um minucioso gestual coreográfico para os atores, com textos muito narrativos.
Capobianco
É a atriz e produtora Fernanda Capobianco que assina a curadoria e a direção do Instituto Cultural Capobianco, que celebra com a estreia da peça os 19 anos do teatro e os 10 anos do projeto de residência artística do espaço. Essa possibilidade que os artistas têm de mergulhar no processo teatral de forma completa viabiliza experimentações e criações mais consistentes.
O instituto funciona em um casarão dos anos 20, tombado, com arquitetura de influência florentina. A celebração das datas também contará com o lançamento da publicação “Caderno Teatro da Memória”, com fotos de Bob Sousa e ensaios de nomes como Danilo Santos de Miranda, Denise Weinberg, Kiko Marques, Vinicius Calderoni e Luciano Chirolli.
“A Catástrofe do Sucesso”
Onde: Instituto Cultural Capobianco – Rua Álvaro de Carvalho, 97, Centro, São Paulo, SP
Quando: 8/3 a 28/4 – sextas (20h), sábados (20h) e domingos (18h)
Quanto: R$ 30
+ infos: 14 anos / 60 minutos