A maratona acabou! Desde 26/3, cerca de 2.500 artistas do mundo todo estiveram na capital paranaense para se apresentar na 28ª edição do Festival de Curitiba, que terminou neste domingo (7) e é considerado o maior festival de teatro do país e um dos 5 maiores eventos de artes cênicas do planeta.
Gregorio Duvivier e Vinicius Calderoni estreiam “Sísifo”; veja vídeo
Com direção de Diego Fortes, “Dezembro” discute futura guerra
10 fotos de Ivam Cabral na peça “Todos os Sonhos do Mundo”
“Relatos Efêmeros da França Antártica” estreia com proposta ousada
“Pi – Panorâmica Insana” promove catarse ao citar mortes na ditadura
Fabio Porchat é escalado de última hora para o Risorama
Nomes como Regina Casé, Érico Brás, Claudia Abreu, André Abujamra, Mel Lisboa, Guilherme Leme, Leandra Leal e Gregorio Duvivier participaram com seus espetáculos da Mostra 2019, com curadoria de Guilherme Weber e Marcio Abreu. É o quarto e último ano que a dupla assina a programação.
O diretor do festival, Leandro Knopfholz, diz que ainda não estão definidos os próximos curadores. Ele também celebra o sucesso do evento e o boca a boca observado pelas ruas – cerca de 40 mil turistas vêm a Curitiba para curtir as atrações. “O festival super pegou. Estou muito feliz com a repercussão e por ele fazer a diferença. E trazer as artes cênicas para a discussão.”
Assim como nos dois anos anteriores, a média de público também ficou na média dos 200 mil espectadores. A multidão se espalhou por 70 espaços nos 13 dias de programação, com destaque para a Fringe (mostra simultânea com participação espontânea das companhias) e para o Risorama (festival de stand-up que teve suas 10 sessões lotadas, com 4 extras).
Duas renomadas companhias também ganharam mostras especiais: o grupo paulistano Os Satyros, que comemora 30 anos de carreira, encenou 4 peças (sendo duas estreias), mesmo número de montagens apresentadas pela companhia curitibana Stavis-Damaceno, com 15 anos de atividades.
O Guritiba ofereceu atrações voltadas para o público infantil e juvenil, enquanto o projeto Interlocuções promoveu uma série de debates e oficinas para estreitar a relação entre artistas e público.
O último fim de semana ainda contou com o MishMash (shows de variedades) e o Gastronomix (evento gastronômico realizado no Museu Oscar Niemeyer).