É com poesia que o espetáculo “Bairro Caleidoscópio” conta a história de Alfonsito, um rapaz que precisa enfrentar seus medos para ir até o mercadinho da esquina comprar pão. A atitude aparentemente banal acaba sendo algo muito difícil, já que para isso ele precisa deixar sua casa, evitar o contato com pessoas conhecidas e vencer sua timidez.
Interpretada por Thiago Carreira e dirigida por Marcella Piccin, a montagem está em cartaz na Casa da Gioconda, na Bela Vista, até 16 de junho. A ideia surgiu quando o produtor Alexandre Meirelles viu a peça em 2016 no Festival Mirada, em Santos. Em cena, estava o próprio autor, o dramaturgo equatoriano Carlos Gallegos.
A diferença entre as duas versões é que na original o personagem ficava todo o tempo em uma caixa preta, em uma camisa de força. Aqui, o cenário é colorido, com elementos que vão assumindo diversas funções – Cy Teixeira assina cenário, figurino e adereços.
Alexandre assina a adaptação do texto ao lado de Thiago e Marcella. No decorrer da trama, “Bairro Caleidoscópio” aborda temas como desejo, medo, bullying, fobia, solidão e outros problemas decorrentes de pressões sociais.
A Casa da Gioconda existe há cerca de 10 anos e, com o monólogo de Thiago Carreira, dá início a uma programação mais diversificada, com espetáculos e cursos. O local é a sede do coletivo homônimo, fundado em 1999 por atores estudantes Escola de Arte Dramática da USP.
“Bairro Caleidoscópio”
Onde: Casa da Gioconda – Rua Conselheiro Carrão, 288, Bela Vista, São Paulo, SP
Quando: 10/5 a 16/6 – sextas (21h), sábados (21h) e domingos (19h)
Quanto: o esquema é pague quanto quiser (valor sugerido: R$ 20)
+ infos: 12 anos / 60 minutos