Erick Jacquin no programa “Pesadelo na Cozinha”, que estreia nesta quinta (26) (Foto: Carlos Reinis/Band/Divulgação)
Nesta quinta (26), às 22h30, a Band leva ao ar o primeiro episódio de “Pesadelo na Cozinha”, reality show comandado pelo chef Erick Jacquin, que também é um dos jurados do “Masterchef”. O programa é a versão brasileira de “Kitchen Nightmares” — a versão norte-americana é apresentada por Gordon Ramsey.
O reality do Brasil seguirá os mesmos moldes: Jacquin visitará, nesta primeira temporada, 13 restaurantes que estão sob o risco da falência. O chef observará o serviço da casa, a gerência, o ambiente do restaurante e a qualidade do cardápio. A partir daí, ele decide o que precisa ser mudado para dar um “up” no lugar.
Além disso, Jacquin também vai tentar melhorar o entrosamento dos funcionários e dos gerentes, requisito vital para o bom funcionamento de qualquer negócio.
A salvação, porém, não é garantida. Na versão norte-americana, Gordon Ramsey dedica alguns episódios a voltar a alguns restaurantes que ajudou. Alguns vão bem, obrigado, mas muitos fecharam as portas mesmo depois do auxílio do chef.
A escolha de Erick Jacquin como apresentador e “salvador” brasileiro de restaurantes é curiosa — e parece ser certa. Jacquin comandou o renomado La Brasserie Erick Jacquin, de 2006 a 2014, em São Paulo, e precisou fechá-lo devido a problemas na administração financeira. Ele deve usar a experiência no programa.
A Band exibe a reprise de “Pesadelo na Cozinha” aos domingos, às 20h05. O programa também vai ao ar no canal pago Discovery Home&Health às sextas (a partir de 29/1), às 23h10.