A segunda edição do TEIMA – Festival de Artes Online já está confirmado para março com uma série de mudanças – e para melhor! Após a estreia em agosto de 2020, com 12 horas ininterruptas de programação, agora ele terá mais dias de evento e mais trabalhos participantes, além de ser gratuito para o público e contar com tradução em Libras (Língua Brasileira dos Sinais).
Outra diferença é que, ao contrário da 1ª edição, que não contou com nenhuma ajuda financeira, dessa vez o TEIMA foi aprovado pelo Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc nº 40/2020, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
E as inscrições destinadas a selecionar 29 artistas paulistas começam nesta segunda (25) e seguem até sexta (29), pelo site teimafestival.com.br.
Os cachês variam entre R$ 1,4 mil e R$ 3,8 mil. Os nomes dos contemplados serão divulgados no dia 10 de fevereiro, pelo site e pelas redes sociais do evento. As vagas são apenas para artistas do estado de São Paulo, sendo que 40% da programação será destinada a projetos vindos do interior e do litoral.
Multilinguagem, o TEIMA abarca obras de teatro, música, dança, performance, contação de histórias, literatura, circo e a opção curta-peça-metragem (que mescla teatro com a linguagem cinematográfica). O festival será transmitido nos dias 6, 13 e 20 de março, com 15 horas de duração no total. Haverá trabalhos apresentados ao vivo e outros já gravados.
O evento surgiu da parceria entre três produtoras sediadas na cidade de São Paulo, a Ventania Cultural, a Cotiara Produtora e a RIMA Coletiva. A ideia era promover a cultura como uma forma de renascimento em tempos obscuros.