Festival de Cannes 2021: sessões de cinema na praia são o charme do evento

O Cinéma de la Plage realiza exibições exclusivas ao ar livre


Cinéma de la Plage realiza sessões diárias e gratuitas na praia (Reprodução Facebook Festival de Cannes)

A 74ª edição do Festival de Cannes começa nesta terça-feira (6) na França, reunindo grandes produções de diversos países. O mais importante evento cinematográfico do mundo acontece até 17/7 seguindo protocolos referentes ao combate ao coronavírus, com testes obrigatórios aos participantes.

Uma das atrações mais charmosas é o chamado Cinéma de la Plage, que são sessões diárias realizadas ao ar livre, na praia Macé, sempre às 21h30. O acesso é livre e gratuito, de acordo com os lugares disponíveis – e há cadeiras e cobertores disponíveis aos espectadores. 

Veja a programação completa, que inclui a estreia na Europa de “Velozes e Furiosos 9”, no dia 12 de julho, e participação ao vivo de Spike Lee, durante sessão de seu “David Byrne’s American Utopia”, no final do evento. 

Diretores e atores sempre participam ao vivo das sessões (Cinéma de la Plage © AFFIF)

Programação do Cinéma de la Plage

6 de julho (terça)

“In the Mood for Love” (Wong Kar-Wai)
2000 – Hong-Kong / China / França – 1h38

A principal obra de Wong Kar-wai, premiada no Festival de Cannes em 2000, num universo colorido e hipnotizante. Um dos maiores filmes românticos de todos os tempos, carregado por uma trilha sonora incrível, estreará em versão restaurada, antes de seu lançamento na França em 21 de julho de 2021 e globalmente a partir do verão de 2021.

7 de julho (quarta)

“L’Épouvantail” (Jerry Schatzberg)
1973 – Estados Unidos – 1h52

Vencedora da Palme de Ouro em 1973, é uma das joias do grande cinema americano dos anos 1970, estrelando Al Pacino e Gene Hackman em um conto picaresco das estradas americanas. Uma ode à liberdade e ao cinema americano dos anos 1970. A sessão será apresentada por Jerry Schatzberg.

8 de julho (quinta)

“Tom Medina” (Tony Gatlif)
2021 – França / Suíça – 1h40

Primeira exibição mundial do novo filme do grande Tony Gatlif, Prêmio de Melhor Direção em Cannes em 2004. Antes da sessão, ele vai apresentar uma surpresa: o “Concerto Tom Medina”, com rock e flamenco, e participação de treze músicos, incluindo Karoline Rose Sun, Nicolas Reyes, Manero, Norig, Cécile Évrot e a dançarina Karine Gonzales. Noite apresentada por Tony Gatlif.

9 de julho (sexta)

“Chat Noir, Chat Blanc” (Emir Kusturica)
1998 – Alemanha / França – 2h10

Uma aventura familiar, divertida e caprichosa, para um mergulho no universo colorido, musical e poético do Emir Kusturica, duas vezes Palma de Ouro em Cannes.

10 de julho (sábado)

“Le Sommet Des Dieux” (Patrick Imbert)
2021 – França / Luxemburgo – 1h34

Adaptado do famoso mangá de Jirō Taniguchi, ele próprio inspirado no romance de Baku Yumemakura, um extraordinário filme de animação, uma grande aventura associada a uma investigação sobre o apaixonante e conquistador mundo do montanhismo. Apresentado por Patrick Imbert.

11 de julho (domingo)

“JFK (Director’s Cut)” (Oliver Stone)
1991 – Estados Unidos – 3h25

O filme mais famoso sobre o evento que traumatizou a América em 1963: o assassinato do presidente Kennedy. Com suspense, política e história. Com uma tese, pessoal, convencida e muitas vezes convincente: eram vários assassinos e era uma conspiração contra a América. O filme é apresentado na versão completa pretendida por Oliver Stone. Apresentado pelo próprio Oliver Stone.

12 de julho (segunda)

“Fast and Furious 9” (Justin Lin)
2021 – Estados Unidos – 2h23

É a estreia europeia do filme. Para o retorno do Festival a Cannes e do cinema em nossos corações, o estúdio Universal oferece um dos eventos do verão: a edição 9 da saga motorizada, em pré-estréia francesa antes de seu lançamento em 14 de julho. Vin Diesel e sua gangue, a família, acrobacias malucas e perseguições malucas. O blockbuster do verão.

13 de julho (terça)

“Fast and Furious 9” (Justin Lin)
2021 – Estados Unidos – 2h23

O filme será reapresentado. Em caso de intempéries, a sessão será reprogramada – ou então será exibido algum filme-surpresa. 

14 de julho (quarta)

Fogos de artifício – proposto pela cidade de Cannes pela ocasião do feriado nacional em referência ao Dia da Bastilha. 

15 de julho (quinta)

“Lovers Rock” (Steve McQueen)
2020 – Reino Unido – 1h08

Finalmente nas telonas da França, o filme assume a forma de um longo transe, uma lenta combustão de desejo em um pano de fundo de reggae, na Londres dos anos 60, que representa quase tudo o que não deveria ser feito em termos de gestos de barreira e distanciamento social. Neste verão de 2021, o filme ideal para (com cautela) sair do confinamento! Apresentado por Steve McQueen.

16 de julho (sexta)

“Le Fabuleux Destin D’Amélie Poulain” (Jean-Pierre Jeunet)
2001 – França / Alemanha / 2h01

Surgido há 2o anos, o filme evoca Paris e parisienses, Montmartre e gnomos de jardim, atores extraordinários (Audrey Tautou, Mathieu Kassovitz, Djamel Debbouze) e uma esplêndida homenagem ao cinema francês dos anos 1940. Do grande Jeunet. Apresentado por Jean-Pierre Jeunet.

17 de julho (sábado)

“David Byrne’s American Utopia” (Spike Lee)
2020 – Estados Unidos – 1h45

O último filme de Spike Lee, inédito na França. Um concerto percussivo e extraordinariamente belo do cantor nova-iorquino David Byrne, encenado pelo presidente do júri de 2021. A melhor forma de encerrar o festival: com música! Apresentado por Spike Lee.