Quem já assistiu à montagem brasileira de “In on It” de 2009, com Enrique Diaz na direção e Emilio de Mello e Fernando Eiras no elenco, sabe a potência artística do espetáculo do canadense Daniel MacIvor. A obra é inteligente, sagaz, intensa, reflexiva, emocionante e se desdobra em diversas camadas que vão ganhando forma aos poucos na cabeça do espectador.
Agora, em um 2021 transformado pela pandemia, a peça deixa os palcos para ganhar as telas de computadores e celulares do mundo todo, com Luís Galves e Lucas Teixeira em cena sob a direção de Renata Gaspar.
Luís e Lucas que tiveram a ideia dessa nova versão de “In on It”, a partir da inquietude provocada pelo isolamento social, e Renata chegou para ajudar a transformar a peça em um híbrido de teatro e cinema – conferindo novos elementos artísticos à obra, um frescor muito bem-vindo.
Na história de MacIvor, três planos são encenados de forma intercalada: 1) um casal discute sobre a produção de uma peça acerca de um misterioso acidente de carro (nessa versão online, de um filme); 2) a filmagem em si; 3) e lembranças de como o casal se conheceu e de como a relação se desenrolou.
Se na famosa encenação teatral de 2009, que ficou em cartaz por anos e anos pelo Brasil, o cenário se resumia a apenas duas cadeiras, a versão online de 2021 traz como locação um apartamento inteiro. Os atores percorrem os cômodos de forma coreografada e orgânica, dando vida aos 10 personagens descritos da história, seguidos de perto por câmeras.
“In on It” está em cartaz pelo aplicativo Zoom e terá mais duas sessões, neste domingo (5) e nesta segunda (6), às 20h30. Vale lembrar que o espectador vai assistir à exibição de um vídeo pré-gravado, e não uma interpretação ao vivo, mas isso não diminui em nada o valor da experiência.
Renata, que faz aqui sua estreia na direção, explica que o material final foi obtido a partir da gravação de dois planos-sequência, editados posteriormente. Foram cerca de 8 meses de ensaio durante a pandemia, inicialmente com encontros apenas virtuais e só depois de quatro meses de forma presencial, já no apartamento de Luís, onde ocorreram as filmagens.
Apesar de ser uma obra audiovisual, a atmosfera teatral está ali todo o tempo, criando uma simbiose que se encaixa perfeitamente à proposta do espetáculo – que se mantém instigante e potente. Como deve ser.
“In on It”
Onde: Zoom
Quando: até 6 de setembro (domingo e segunda, às 20h30)
Quanto: R$ 20 (à venda pelo Sympla)
+ infos: metade da renda será revertida para o projeto social Grande Ajuda; após as sessões, haverá bate-papo com a diretora, com os atores e coma equipe técnica