Nesta quinta (13), o Festival de Cannes anunciou os filmes que estarão em competição na edição do evento de 2017, que ocorre entre 17 e 28 de maio. O diretor Thierry Fremaux e o presidente Pierre Lescure informaram que os diretores Sofia Coppola (“Um Lugar Qualquer”, de 2010), Todd Haynes (“Carol”, de 2015) e Michael Haneke (“Amor, de 2012) estão na programação com seus novos filmes.
Sofia Coppola mostrará “O Enganado”, estrelado por Colin Farrell, Nicole Kidman, Kirsten Dunst, and Elle Fanning. O longa se passa no período da Guerra Civil, quando um soldado ferido recebe abrigo em uma escola para jovens meninas. Logo o local é tomado por tensão sexual e rivalidades.
Kisten Dunst e Collin Farrell em cena de “O Enganado”, de Sofia Coppola (Foto: Reprodução)
Todd Haynes apresentará o drama “Sem Fôlego”, que conta a história de um menino que tenta descobrir qual é a misteriosa conexão entre ele e uma menina que viveu em Nova York, cinquenta anos antes. O filme tem Julianne Moore e Michelle Williams no elenco.
Já Michael Haneke, veterano em Cannes e vencedor da Palma de Ouro duas vezes, competirá com “Happy End”, o drama de uam família que mora em Calais, na França, com a crise dos refugiados como pano de fundo.
François Ozon (“Dentro de Casa”, de 2012) também participa com “L’Amant Double”, enquanto Michel Hazanavicius (de “O Artista”, de 2011) mostra “Redoutable”. “The Meyerowitz Stories” representará Noah Baumbach (“Frances Ha”, de 2012).
Durante a apresentação dos títulos em competição no Festival, Pierre Lescure citou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dizendo que “estamos em um momento mundialmente tenso. Como temos uma nova surpresa a cada dia vinda de Donald Trump, espero que a Coreia do Norte ou a Síria não façam sombra” sobre Cannes.
Fremaux informou que, nesta edição, o Festival terá 19 filmes em competição, quatro fora de competição, três sessões à meia-noite, uma sessão especial e nove filmes de cineastas novos, escolhidos entre os 1.930 inscritos.
Veja, abaixo, a lista dos filmes em competição no Festival de Cannes 2017.
“Loveless”, Andrei Zvyagintsev
“Good Time”, Benny e Josh Safdie
“You Were Never Really Here”, Lynne Ramsay
“L’Amant Double”, François Ozon
“A Gentle Creature”, Sergei Loznitsa
“The Killing of a Sacred Deer”, Yorgos Lanthimos
“Hikari (Radiance)”, Naomi Kawase
“The Day After”, Hong Sangsoo
“Redoutable”, Michel Hazanavicius
“Sem Fôlego”, Todd Haynes
“Happy End”, Michael Haneke
“O Enganado”, Sofia Coppola
“120 Battements par Minute”, Robin Campillo
“Okja”, Bong Joon-Ho
“Aus dem Nichts (In the Fade)”, Fatih Akin
“Les Fantomes D’Ismael”, Arnaud Desplechin
“The Meyerowitz Stories”, Noah Baumbach