É Tudo Verdade exibe 82 documentários; confira os destaques

Festival Internacional de Documentários exibe 82 obras em São Paulo e no Rio de Janeiro


 

A 22ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários desembarca nos cinemas do Rio de Janeiro (de 20 a 30/4) e de São Paulo (de 21 a 30/4) para exibir 82 obras, vindas de 30 países —entre elas, 16 são estreias mundiais. Todas as sessões são gratuitas.

A edição deste ano tem uma retrospectiva internacional que destaca produções soviéticas marcantes, além de uma retrospectiva brasileira de Sérgio Muniz. Os cineastas Alexandre O. Philippe, Andrea Tonacci, Bill Morrison, Jean Rouch, João Moreira Salles e Raed Andoni também são lembrados.

O evento chega com novidades na 22ª edição. Uma delas é a competição de documentários latino-americanos, que ganharam uma seção só deles. Além disso, o Centro Cultural São Paulo sedia a conferência do festival pela primeira vez: para participar das mesas de conversas, que são gratuitas, é necessário se inscrever pelo e-mail conferencia@etudoverdade.com.br.

Com uma programação tão extensa, pode ser complicado escolher quais sessões assistir. Mas o Culturice dá uma ajuda a você: selecionamos, além dos dois filmes de abertura, três destaques de cada seção competitiva do festival, considerando fatores como o ineditismo das obras, a relevância dos temas e a carreira dos cineastas.

A programação completa está no site oficial do evento (clique aqui para vê-la).

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É TUDO VERDADE – 22º FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS

Onde: Rio de Janeiro e São Paulo – vários endereços (veja no site oficial do festival).
Quando: De 20 a 30/4 (RJ) e de 21 a 30/4 (SP)
Quanto: Grátis

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SESSÕES DE ABERTURA

cidade de fantasmas
Cena de “Cidade de Fantasmas”, que abre o festival em São Paulo (Foto: Divulgação)

Rio de Janeiro:

Eu, Meu Pai e os Cariocas – 70 Anos de Música no Brasil (Dir.: Lúcia Veríssimo, Brasil, 2017, 112 min.)

Revisita a história de Os Cariocas, um dos grupos mais importantes da música popular brasileira, pelo olhar de Lúcia Veríssimo, filha de um de seus principais expoentes, o maestro Severino Filho (1928-2016). A banda tornou-se conhecida em programas da rádio Nacional, notabilizando-se por arranjos vocais que marcaram seu estilo único.

Rio de Janeiro: Espaço Itaú Botafogo, sala 6. Dia 20/4, às 21h.
Também será exibido em São Paulo: Cinearte. Dia 22/4, às 19h.

São Paulo:

Cidade de Fantasmas (Dir.: Matthew Heineman, EUA, 2016, 90 min.)

A câmera do premiado cineasta Matthew Heineman volta-se para os jornalistas ativistas do grupo Raqqais Being Slaughtered Silently (RBSS – Raqqa Está Sendo Assassinada Silenciosamente), que arriscam a vida diariamente para registrar em vídeos e fotos as atrocidades do Estado Islâmico, que tomou sua cidade, na Síria, em março de 2014, tornando-a sua “capital”.

São Paulo: Cinearte: dia 21/4, às 19h.
Também será exibido no Rio de Janeiro: Espaço Itaú Botafogo: dia 23/4, às 17h.

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COMPETIÇÃO BRASILEIRA – LONGAS OU MÉDIAS-METRAGENS

mexeu com uma
Cena de “Mexeu com Uma, Mexeu com Todas”, de Sandra Werneck (Foto: Divulgação)

Em um Mundo Interior (Dir.: Flavio Frederico e Mariana Pamplona, Brasil, 2017, 75 min.)

Alternando entrevistas de médicos, terapeutas e testemunhos de pais, o documentário retrata a complexidade do universo do autismo – uma disfunção neurológica que afeta a linguagem e a parte motora e, especialmente, a interação com os outros. Retratando diversos personagens, o filme cria condições para que o espectador possa compartilhar as situações.

São Paulo: Cinearte: dia 22/4, às 21h. Reserva Cultural: dia 23/4, às 22h.
Rio de Janeiro: Espaço Itaú Botafogo: dia 24/4, às 21h; dia 25/4, às 18h.

Mexeu Com Uma, Mexeu Com Todas (Dir.: Sandra Werneck, Brasil, 2017, 71 min.)

Reunindo depoimentos de vítimas e sobreviventes, o documentário coloca em pauta o abuso sexual. Depoentes como a farmacêutica Maria da Penha – que empresta o nome à lei de 2006 que criminaliza a violência contra a mulher –, a nadadora Joana Maranhão, a ex-modelo Luíza Brunet, a escritora Clara Averbuck e várias outras mulheres constroem suas narrativas.

São Paulo: Cinearte: dia 26/4, às 21h; dia 28/4, às 15h.
Rio de Janeiro: Espaço Itaú Botafogo: dia 25/4, às 21h; dia 26/4, às 20h. 

A Terceira Margem (Dir.: Fabian Remy, Brasil, 2016, 56 min.)

Em 1953, treze anos depois do início da célebre “Marcha para o Oeste”, os indigenistas irmãos Villas-Boas encontram, entre os índios Caiapó, o jovem João Kramura, um branco roubado de seus parentes e criado na tribo. Através do índio Funi-ô Thini-á, reconstitui-se a história de João e também a do próprio Thini-á.

São Paulo: Cinearte: dia 21/4, às 21h. Reserva Cultural: dia 22/4, às 22h.
Rio de Janeiro: Espaço Itaú Botafogo: dia 23/4, às 21h; dia 24/4, às 14h.

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COMPETIÇÃO INTERNACIONAL – LONGAS OU MÉDIAS-METRAGENS

peron
Cena do argentino “Perón, Meu Pai e Eu”, que também compete na mostra Latino-Americana (Foto: Divulgação)


No Exílio: Um Filme de Família 
(Dir.: Juan Francisco Urrusti, México, 2016, 124 min.)

O cineasta Juan Francisco Urrusti resgata a memória de sua família, sobrevivente da Guerra Civil Espanhola e refugiada no México, em 1939. Seus pais, uma tia e os quatro avós vieram num barco de carga, desfrutando, como milhares de outros exilados espanhóis, de acolhida calorosa numa época em que o México era governado pelo presidente esquerdista Lázaro Cárdenas. O documentário estreia mundialmente no festival.

São Paulo: Reserva Cultural: dia 21/4, às 21h30. Cinearte: dia 24/4, às 18h30. Itaú Cultural: dia 26/4, às 17h.
Rio de Janeiro: Espaço Itaú Botafogo: dia 23/4, às 14h; dia 26/4, às 17h.

Perón, Meu Pai e Eu (Dir.: Blas Eloy Martínez, Argentina, 2017, 80 min.)

Autor de livros como “Santa Evita” (1996), o escritor e jornalista argentino Tomás Eloy Martinez realizou, há 45 anos, uma mítica entrevista com o ex-presidente Juan Domingo Perón. Depois da morte do autor, em 2010, seu filho Blas Martinez recupera as gravações. Inicia, então, um mergulho não só na história de seu país como em sua própria vivência pessoal. O documentário estreia mundialmente no festival.

São Paulo: Centro Cultural São Paulo (CCSP): dia 27/4, às 17h. Cinearte: dia 27/4, às 19h. Itaú Cultural: dia 28/4, às 17h.
Rio de Janeiro: Espaço Itaú Botafogo: dia 23/4, às 22h; dia 25/4, às 17h.

O Show da Guerra (Dir.: Andreas Dalsgaard e Obaidah Zytoon, Dinamarca/Noruega/ Síria, 2016, 100 min.)

Quando a Primavera Árabe chega à Síria, em 2011, a radialista e DJ Obaidah Zytoon e seus amigos começam a filmar, com suas câmeras e celulares, os protestos que tomam as ruas. Intuitivamente, captam em primeira mão os acontecimentos que iriam moldar a progressiva radicalização no país, finalmente destruído por uma guerra civil até hoje sem solução.

São Paulo: Cinearte: 23/4, às 19h. Reserva Cultural: dia 24/4, às 14h.
Rio de Janeiro: Espaço Itaú Botafogo: dia 21/4, às 16h; dia dia 24/4, às 15h.

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COMPETIÇÃO BRASILEIRA: CURTAS-METRAGENS

a lembranca
Cena de “A Lembrança que Eu Gosto de Ter”, de Filipe Carvalho (Foto: Divulgação)

Festejo Muito Pessoal (Dir.: Carlos Adriano, Brasil, 2016, 9 min.)

Tendo como ponto de partida o artigo “Festejo muito pessoal”, escrito em 1977 pelo crítico e professor Paulo Emílio Salles Gomes (1916-1977) e publicado postumamente, este ensaio poético estrutura-se com uma reapropriação de arquivos – evocando não só trechos de filmes citados no texto de Paulo Emílio, como de outros evocados a partir de afinidades diversas.

São Paulo: Cinearte: dia 27/4, às 17h. Itaú Cultural: dia 30/4, às 17h.
Rio de Janeiro: Espaço Itaú Botafogo: dia 25/4, às 15h; dia 26/4, às 14h.

A Lembrança que Eu Gosto de Ter (Dir.: Filipe Carvalho, Brasil, 2017, 28 min.)

Um homem retorna ao sertão pernambucano, na zona rural de Caruaru, onde viveu num sítio, até os 12 anos de idade. Gradativamente, por meio das próprias reminiscências e do encontro com personagens locais, vão ressurgindo os contornos mais definidos de memórias de sentimentos diversos.

São Paulo: Cinearte: dia 26/4, às 15h. Itaú Cultural: dia 29/4, às 17h.
Rio de Janeiro: Espaço Itaú Botafogo: dia 23/4, às 15h; dia 25/4, às 16h.

Se Você Contar (Dir.: Roberta Fernandes, Brasil, 2017, 29 min.)

Seguindo o dispositivo do documentário “Jogo de Cena“, de Eduardo Coutinho, cinco mulheres dispõem-se a contar experiências de abuso sexual, sofridas por elas mesmas ou outras que não conseguiram expor-se diante da câmera. O filme retrata oito histórias que têm em comum detalhes impactantes, como o fato de que a maior parte dos casos não chega à polícia.

São Paulo: Cinearte: dia 27/4, às 17h. Itaú Cultural: dia 30/4, às 17h.
Rio de Janeiro: Espaço Itaú Botafogo: dia 25/4, às 15h; dia 26/4, às 14h.

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COMPETIÇÃO INTERNACIONAL: CURTAS-METRAGENS

spielfeld
Cena do alemão “Spielfeld”, sobre os refugiados na fronteira austríaca (Foto: Divulgação)

O Acervo (Dir.: Adam Roffman, EUA, 2016, 11 min.)

Dois amigos descobrem um formidável acervo de objetos ligados ao cinema num lugar inusitado, em Omaha, Nebraska. Terceiro curta documental do diretor Adam Roffman, depois de “Spearhunter” (2015) e “All the Presidents’ Heads” (2016). O filme estreia mundialmente no festival.

São Paulo: Reserva Cultural: dia 21/4, às 14h. Cinearte: dia 24/4, às 15h.
Rio de Janeiro: Espaço Itaú Botafogo: dia 20/4, às 14h; 21/4, às 15h.

Olhos nos Olhos (Dir.: Angelo Caperna, França, 2016, 22 min.) 

Uma câmera capta uma cena intimista no meio do trânsito e do barulho de uma grande cidade: uma moça e um rapaz descobrem a atração um pelo outro. Tendo como cenário o ambiente despojado dos conjuntos habitacionais, eles andam, param, conversam. O tempo parece suspenso entre os corpos, enquanto eles buscam uma forma de encurtar a distância. O filme estreia mundialmente no festival.

São Paulo: Cinearte: dia 21/4, às 15h. Reserva Cultural: dia 22/4, às 18h.
Rio de Janeiro: Espaço Itaú Botafogo: dia 20/4, às 15h; dia 21/4, às 14h.

Spielfeld (Dir.: Kristina Schranz, Alemanha, 2016, 27 min.)

A pequena cidade de Spielfeld, com cerca de mil habitantes, teve seu tranquilo cotidiano drasticamente abalado quando, no inverno de 2015, cerca de 100 mil refugiados atravessaram a fronteira austríaca sem nenhum tipo de controle. Como resposta, o governo apresentou o que chamou de “plano moderno de manejo de fronteiras”. O filme estreia mundialmente no festival.

São Paulo: Cinearte: dia 21/4, às 15h. Reserva Cultural: dia 22/4, às 18h.
Rio de Janeiro: Espaço Itaú Botafogo: dia 20/4, às 15h; dia 21/4, às 14h.

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COMPETIÇÃO LATINO-AMERICANA

o esquecimento impossivel
Cena de “O Esquecimento (Im)possível”, coprodução entre Brasil, Argentina e México (Foto: Divulgação)

Atentamente (Dir.: Camila Rodríguez Triana, Colômbia, 2016, 80 min.)

No ambiente despojado de uma residência de idosos, Libardo e Alba começam a viver uma história de amor. A partir da descoberta de seus sentimentos, tudo o que pensam é em estar juntos. Torna-se uma obsessão para eles encontrar formas de juntar dinheiro que lhes permita pagar uma noite num hotel para que desfrutem de uma intimidade impossível na instituição.

São Paulo: Itaú Cultural: dia 27/4, às 20h. CCSP: dia 30/4, às 15h.
Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles: dia 22/4, às 19h. Espaço Itaú Botafogo: dia 29/4, às 15h.
 
 

O Esquecimento (Im)possível (Dir.: Andrés Habegger, Argentina/ Brasil/ México, 2016, 86 min.)

O cineasta argentino Andrés Habegger realiza uma viagem profundamente pessoal neste documentário, em busca de resgatar memórias e informações sobre seu pai, Norberto Habegger, jornalista e militante no Brasil, em 1978, numa operação conjunta entre militares argentinos e brasileiros.

São Paulo: Reserva Cultural: dia 22/4, às 20h. Itaú Cultural: dia 28/4, às 20h.
Rio de Janeiro: Espaço Itaú Botafogo: dia 24/4, às 15h. Instituto Moreira Salles: dia 25/4, às 19h.

Los Niños (Dir.: Maite Alberdi, Chile, 2016, 83 min.)

Um grupo de amigos com síndrome de Down, na faixa dos 50 anos, encara um momento de mudança. Frequentando a mesma escola, com as mesmas rotinas há quatro décadas, já não podem contar com seus pais. Todos sonham em encontrar um trabalho, ter uma vida independente e formar família.

São Paulo: CCSP: dia 25/4, às 17h. Itaú Cultural: dia 26/4, às 20h.
Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles: dia 26/4, às 17h. Espaço Itaú Botafogo: dia 27/4, às 15h.