‘Liga da Justiça’: 10 referências e easter eggs que podem ter passado batidos no filme

Nós vimos "Liga da Justiça" duas vezes e pinçamos 10 referências e easter eggs escondidos nas cenas. Você tinha reparado neles?


“Liga da Justiça” (leia a crítica aqui) uniu os heróis da DC Comics e já está nos cinemas – só na quarta (15), dia da estreia, o longa arrecadou R$ 13 milhões nas bilheterias brasileiras.

O Culturice assistiu ao filme duas vezes e reuniu 10 referências e easter eggs que apareceram na tela e que podem ter passado despercebidos.

Vale lembrar: se você ainda nãos assistiu à “Liga da Justiça”, cuidado. Este post pode ter spoilers.

Confira abaixo.

liga-da-justica-1

Image 1 of 7

Ben Affleck é Batman em "Liga da Justiça" (Foto: Divulgação)

Sinais de gorila
Na cena em que Bruce Wayne (Ben Affleck) visita Barry Allen/Flash (Ezra Miller), o jovem diz que é bom na linguagem de sinais. Na verdade, na linguagem de sinais de gorilas. É um aceno ao Gorila Grodd, um dos vilões mais icônicos do Flash: ele é um gorila que teve sua inteligência ampliada por aliens.

Pinguins de corda
Quando Wayne conversa com Alfred (Jeremy Irons), ele menciona tempos mais fáceis, nos quais enfrentou “pinguins de corda”. É, claro, uma referência ao Pinguim, interpretado nos cinemas por Danny DeVito em “Batman – O Retorno” (1992).

Darkseid
É o nome do supervilão das HQs, uma das maiores ameaças no Universo da DC Comics. No começo da produção de “Liga da Justiça”, correu o boato de que ele seria o vilão do filme. Mas o Lobo da Estepe (Ciarán Hinds) assumiu a função de antagonista. Mesmo assim, ele menciona o vilão ao dizer “Por Darkseid”. Pode ser uma dica de que o personagem aparecerá em algum filme futuro. 

Ciborgue como fundador da Liga
Quem conhece a antiga Liga da Justiça sabe que o Ciborgue (Ray Fisher) não é um fundador do time – ele, na verdade, faz parte do “Teen Titans”. Mas o longa “Liga da Justiça” segue a série de quadrinhos “Os Novos 52” e, nela, o Ciborgue é, sim, um dos criadores da equipe. Lanterna Verde também é um dos primeiros super-heróis, mas não aparece no filme.

Um quê de Sheldon
Quando encontra Bruce Wayne em sua casa, Barry Allen diz que ele está sentado na sua segunda poltrona favorita. É um aceno ao personagem Sheldon, da série “The Big Bang Theory”, que é fã de Flash.

Lanternas Verdes
Na cena que mostra a antiga batalha contra o Lobo da Estepe, vemos Lanternas Verdes se unindo à luta. O Lanterna Verde que aparece em maior destaque veste uma capa – uma referência ao Allan Scott, o primeiro Lanterna Verde nos quadrinhos. É também uma aceno à “Tropa dos Lanternas Verdes”, filme que deve estrear em 2020.

Nasce um vilão
Na cena de abertura do filme, é possível ver uma placa, com luz neon, em Gotham que diz “Janus”. Nos quadrinhos, a Janus Cosmetics é a empresa fundada pelo pai de Roman Sionis, que vira o vilão Máscara Negra, antagonista do Batman.

Nasceu um vilão [2]
Quando o comissário Gordon (J.K. Simmons) explica aos heróis sobre a investigação da polícia sobre os Parademônios, ele menciona que quem iniciou as suspeitas foi Crispus Allen. Ele é um detetive veterano na cidade de Gotham. No quadrinho “Crise Infinita #4”, Allen vira o hospedeiro do Espectro, um espírito vilão.

Relógio do Fim do Mundo
“As pessoas acham que o relógio do fim do mundo tem função ‘soneca'”, diz Bruce Wayne à Diana Prince (Gal Gadot). Em inglês, ele diz “Doomsday Clock”. Esse é o nome da mais nova minissérie de quadrinhos da DC Comics, lançada neste mês nos Estados Unidos.  

Quem é o mais rápido?
Em uma das cenas pós-crédito, Flash desafia Superman (Henry Cavill) para uma corrida. Nos quadrinhos, os dois heróis também competiram inúmeras vezes. E faz tempo que essa rixa existe: ela apareceu na capa de “Superman #199”, gibi de 1967.

Capa de “Superman #199”, publicado em 1967 (Foto: Reprodução)