“O Destino de uma Nação”, que estreia na quinta (11/1), acompanha Winston Churchill (interpretado com maestria por Gary Oldman, que levou o Globo de Ouro pelo papel), que recebe o título e primeiro-ministro britânico. O cargo, porém, vem acompanhado de uma tarefa dificílima: vencer o nazista Adolf Hitler, que já tomava posse de grande parte da Europa.
O longa acompanha os bastidores da Segunda Guerra Mundial: as estratégias de Churchill e suas negociações com os outros partidos do Parlamento britânico.
destino-de-uma-nacao-1
Como o filme foca no primeiro-ministro, alguns fatos históricos não são exatamente explicados – eles só aparecem ali como pano de fundo.
Mas ainda bem que o cinema e a TV têm várias obras sobre a guerra. Pensando nisso, o Culturice selecionou filmes e séries que focam eventos que estão em “O Destino de uma Nação” – e com os quais Churchill precisa lidar. É uma boa ideia vê-los antes de ir ao cinema.
O REI JORGE 6º
Onde: Filme “O Discurso do Rei” (2010)
É o rei Jorge 6º que está no poder quando Winston Churchill assume a posição de primeiro-ministro da Inglaterra, em 1940. E é bom deixar claro que se trata dele: em “O Destino de uma Nação”, só o chamam de “rei”.
Mesmo relutante à decisão do governo, Jorge 6º aceita Churchill e se reúne com ele várias vezes para discutir as estratégias inglesas na guerra.
“O Destino de uma Nação” mostra uma cena bastante curiosa: quando Churchill fala sobre não se render aos nazistas, o rei gagueja. É que, antes de assumir o trono, ele precisou cuidar do problema – mas, na hora do nervosismo, ainda engasga um pouco nas palavras. É esse o tema do filme “O Discurso do Rei”, vencedor de quatro Oscar, incluindo melhor filme e melhor ator (para Colin Firth).
A RELUTÂNCIA A CHURCHILL – E AO TRONO
Onde: “The Crown”, da Netflix
Em “O Destino de uma Nação”, quando Churchill se prepara para ser nomeado oficialmente como primeiro-ministro pelo rei Jorge 6º, ele comenta que o monarca não gosta muito dele. “É que eu apoiei o casamento do irmão com a srta. Wallis Simpson”, diz simplesmente o protagonista.
É necessário ressaltar que Jorge 6º assumiu o trono da Inglaterra por simples obrigação – e nem seria sua responsabilidade. Na primeira temporada da série “The Crown”, esse assunto é bem abordado. Quem deveria ser o rei era Eduardo, irmão mais velho de Jorge. O homem, contudo, se casa com a americana Wallis Simpson, que já tinha se divorciado duas vezes (imagine só o escândalo na família real).
Para poder se casar, ele abdica do trono forçando, assim, Jorge – o próximo na hierarquia real – a assumir a coroa.
O ÊXODO FRANCÊS
Onde: Filme “Viva a França!” (2015)
Churchill acompanha, preocupado, o avanço das tropas nazistas na Europa. Em “O Destino de uma Nação”, em uma cena rápida, ele sobrevoa a França e vê estradas, na região rural do país, tomadas por pessoas viajando com carroças e cavalos. Trata-se de um dos maiores êxodos da história: quase 8 milhões de franceses viajaram para encontrar um lugar mais seguro.
O filme francês “Viva a França!”, de Christian Carion, retrata bem esse período. Na trama, o alemão Hans deserda do exército nazista e vai se esconder com o filho pequeno, Max, em uma vila na França. Hans, porém, é descoberto e preso. Pouco depois, as tropas alemãs invadem a França, e Max é obrigado a fugir pelas estradas com os outros habitantes da vila. O menino, então, vai deixando pistas pelo caminho para que o pai o encontre.
O RESGATE DAS TROPAS
Onde: Filme “Dunkirk” (2017)
Está aí um dos maiores dilemas que Churchill enfrenta durante a Segunda Guerra: como salvar mais de 300 mil soldados ingleses que foram encurralados em uma praia na costa francesa? “Dunkirk”, de Christopher Nolan (considerado pelo Culturice um dos melhores filmes de 2017), narra o resgate a partir de três pontos de vista: dos soldados na praia, dos civis que foram convocados para resgatá-los com barcos de pesca e de dois pilotos.
Leia mais sobre “Dunkirk” aqui.
ASSISTA AO TRAILER DE “O DESTINO DE UMA NAÇÃO”