Indicado a seis Oscar, inclusive ao de melhor filme, “Lion – Uma Jornada para Casa” estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta (16). O Culturice alerta: leve uma caixa de lenços para o cinema.
O longa, dirigido por Garth Davis, narra a história verídica do pequeno Saroo (interpretado pelo encantador Sunny Pawar), uma criança que vive uma infância pobre na Índia. Ao lado do idolatrado irmão mais velho Guddu, Saroo tenta encontrar meios de levar comida para a sua mãe e outros irmãos.
Um dia, Saroo insiste em acompanhar Guddu no trabalho, embora já seja muito tarde para uma criança de cinco anos estar acordada. Ele acaba pegando no sono em uma estação de trem e, sozinho, entra em um veículo. Saroo fica preso no trem e viaja milhares de quilômetros até Calcutá, no outro lado da Índia, onde as pessoas sequer falam seu idioma.
Dev Patel e Nicole Kidman em cena de “Lion- Uma Jornada para Casa” (Foto: Mark Rogers/Divulgação)
Em cenas de cortar o coração, Saroo vaga pelas ruas, foge de sequestros e de pessoas ruins e acaba indo parar em um orfanato, que mais parece uma prisão. Ele ainda tenta encontrar sua família, mas ninguém parece conhecer a cidade de onde ele vem. A sorte finalmente o encontra quando um casal australiano o adota.
Na Austrália, ele leva uma ótima vida ao lado dos pais adotivos, John (David Wenham) e Sue Brierley (Nicole Kidman, indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo papel). Mas Saroo nunca esqueceu de sua família biológica e imagina que eles ainda o estejam procurando na Índia.
Em 2009, depois de 25 anos, Saroo (agora interpretado por Dev Patel, indicado ao Oscar) precisa tocar os estudos, ao mesmo tempo em que preserva o namoro com Lucy (Rooney Mara) e precisa lidar com o problemático irmão adotivo, o também indiano Mantosh (Divian Ladwa).
Em uma roda de conversa com colegas, Saroo fica sabendo de um novo programa recentemente lançado: o Google Earth, que fornece imagens de satélites de mapas. Saroo vê, então, a chance de tentar rastrear sua família biológica —seguindo os trilhos dos trens e procurando por locais familiares—, e a busca se torna uma obcessão.
Muito bonito, o filme consegue emocionar sem ter cenas dramaticamente forçadas para arrancar lágrimas do público.
“Lion – Uma Jornada para Casa” também está indicado a melhor roteiro adaptado (foi baseado no livro “A Long Way Home”, do próprio Saroo Brierley), a melhor fotografia e a melhor trilha sonora.
Avaliação: Muito bom.
ASSISTA AO TRAILER DE “LION – UMA JORNADA PARA CASA”