Parece que já vimos esse filme antes: “Vida”, que estreia nesta quinta (20), tem praticamente o mesmo enredo de “Alien, o Oitavo Passageiro” (1979).
Dirigida por Daniel Espinosa (“Crimes Ocultos”, de 2015) e escrita pela dupla Paul Wernick e Rhett Reese (de “Deadpool”, 2016), a trama mostra seis tripulantes de uma estação espacial que cumprem missão nos arredores de Marte. A equipe leva à bordo da nave uma célula alienígena, que habita o planeta vermelho: aparentemente inofensiva, ela é a primeira prova de vida fora da Terra.
O cientista Hugh (Ariyon Bakare) é o responsável por estudar o ser vivo desconhecido, enquanto o resto da tripulação continua seus afazeres: há os médicos David (Jake Gyllenhaal) e Miranda (Rebecca Ferguson), os engenheiros Rory (Ryan Reynolds) e Sho (Hiroyuki Sanada) e a comandante Ekaterina (Olga Dihovichnaya).
Jake Gyllenhaal e Rebecca Ferguson em cena de “Vida” (Foto: Divulgação)
Tudo vai muito bem, até que a célula alienígena, meigamente batizada de Calvin, começa a se desenvolver e a se fortalecer rápido demais. A criatura é hostil e altamente inteligente e, claro, consegue escapar do laboratório e fica solta pela enorme nave espacial.
Em “Vida”, a maior preocupação da equipe é que Calvin, de alguma maneira, consiga entrar na atmosfera terrestre. O time decide, então, que não voltará ao planeta até conseguir exterminar o alienígena.
Sim, é isso mesmo que você leu: toda a sinopse é praticamente uma releitura do clássico de Ridley Scott. Mesmo a forma de ataque de Calvin —que tem certo gosto por entrar no corpo das pessoas e espirrar sangue— lembra muito o Alien.
Como filme, “Vida” diverte —é, afinal, uma fórmula que comprovadamente funcionou na franquia “Alien”. Mas a extrema falta de criatividade desanima o espectador.
Porém, sejamos justos: o final do suspense apresenta uma certa inovação. Fora isso, qualquer pessoa que assistiu a “Alien, o Oitavo Passageiro” e a “Prometheus” (ou, ainda, que verá “Alien: Covenant”, que estreia em 11/5) vai ter a forte sensação de que já viu “Vida”.
Avaliação: Regular.
Curtiu esta matéria? Você também pode gostar de:
‘Alien Day’: SP e RJ recebem eventos para a estreia de ‘Alien: Covenant”
ASSISTA AO TRAILER DE “VIDA”