Jantar Mistério: Conheça a nova atração que mistura gastronomia e jogo de detetive

Durante um jantar, os jogadores precisam descobrir quem, entre eles, é um assassino e o motivo do crime


No momento em que você se senta à mesa, assume a identidade de outra pessoa. É preciso estudar sua vida, seu passado e se apresentar aos outros que também se preparam para a refeição. O Jantar Mistério está prestes a começar – mas alguém foi assassinado antes de os pratos saírem da cozinha.

É esse o projeto dos atores Douglas Moreira e Eder Projetti, que, há mais de dez anos, conheceram o modelo de jogo em Portugal – ele já é popular em outros países, como Inglaterra e Estados Unidos. Misto do jogo “Detetive” com gastronomia, o objetivo é descobrir quem deu cabo da vítima e por quê.

Jogadores durante o Jantar Mistério (Foto: Divulgação)

O Culturice foi convidado a participar do Jantar Mistério, em São Paulo, para contar a você sobre essa experiência diferente e divertida. Pelo site oficial do evento, jantarmisterio.com.br, dá para encomendar para que o jogo vá até a sua casa – basta ter uma cozinha funcional para receber a equipe. Os preços, que variam de acordo com o cardápio e o número de participante, partem de R$ 240 por pessoa.

O jogo (e o jantar)

Há um roteiro, levemente inspirado em fatos reais. O jogo se passa em 1953, quando Dino Meneghetti (que existiu de verdade), famoso ladrão da década de 30 (depois de saído da prisão, ele diz que não pratica mais crimes) dará um jantar para seus familiares, amigos e os profissionais que trabalharam em um filme sobre a sua vida – a refeição está marcada para depois da grande estreia do longa.

Só que Dino nunca chega ao jantar. Seus dez convidados são os suspeitos de seu assassinato: a esposa e o filho; o diretor, a roteirista e produtor do filme; o chefe de polícia e sua mulher; uma jornalista; e um jovem casal. Todos ali, de certa forma, aparentemente têm motivos para terem cometido o crime.

Tomate recheado com cuscuz marroquino, servido como entrada (Foto: Luiza Wolf/Culturice)

Comandado por anfitriões, os atores Moreira e Projetti, o jogo é composto de três rodadas, que acompanham as etapas do jantar, com entrada, prato principal e sobremesa.

Ao início de cada rodada, os anfitriões entregam a cada jogador uma ficha com duas colunas. Em uma coluna, há informações que obrigatoriamente você deve revelar. Na outra, informações que devem ser reveladas com cautela – elas podem levantar suspeitas sobre você e, por isso, é recomendável pensar bem em como responder às questões dos outros jogadores. A única regra é: é proibido mentir.

O jogo é pensado de tal forma que as todas as informações e pistas são dadas ao longo das rodadas. No fim, cada jogador precisa apontar um suspeito – e você pode se acusar, caso ache que você mesmo tem um passado esquisito – e o motivo.

Com amigos ou desconhecidos

Por enquanto, grupos fechados contratam o jogo – por isso, você pode jogar só com seus amigos. O jantar que o Culturice participou, porém, foi o primeiro a juntar pessoas que não se conheciam. A ideia dos criadores do Jantar do Mistério é que eles passem a realizar o evento em um estabelecimento – o nosso foi no Perpétua Café Lounge, na Vila Madalena – e que as pessoas possam adquirir ingressos avulsos pela internet.

“É muito legal ver pessoas que não se conhecem tendo esse tipo de alegria, brincando juntas”, diz Projetti. “A grande função desse jantar é justamente proporcionar isso”.

Os atores Douglas Moreira (à esq.) e Eder Projetti (Foto: Divulgação)

A ideia do jogo surgiu, na verdade, do próprio teatro. “Nós queríamos levar o teatro para as pessoas e pensamos no jantar”, afirma Moreira. “Nosso papel aqui é o de diretores; e os participantes fazem os papéis de atores, porque eles interpretam personagens e improvisam”.

Conforme a demanda aumentar, segundo Moreira e Projetti, haverão mais roteiros de jogo para serem escolhidos. O cardápio também pode ser modificado – o que o Culturice provou tinha influências francesas. Mas, de acordo com os idealizadores, outros pratos podem ser incluídos: para adolescentes, por exemplo, a ideia é servir receitas mais rápidas e populares, como hambúrgueres e pizzas.

Jantar Mistério

Onde: jantarmisterio.com.br
Quanto: A partir de R$ 240 por pessoa. Mínimo de 10 pessoas e máximo de 30.
+ Infos: Para contratar os atores e a equipe de cozinha, é necessário ter uma cozinha funcional e com o espaço proporcional ao número de convidados.