A esta altura da sétima temporada de “Game of Thrones”, a gente já sabe muita coisa (e, se você ainda não sabe, não leia porque vai ter spoilers): Jon Snow é, na verdade, um Targaryen – e, portanto, herdeiro do Trono de Ferro – e ele já se encontrou com Daenerys Targaryen, que, na verdade, é sua tia.
‘Game of Thrones’: 10 teorias sobre o que pode rolar na oitava temporada
Última temporada será a mais sangrenta, diz Sophie Turner
Sim, sua tia. Tem muita gente por aí que está confundindo o parentesco dos dois personagens. “Mas Jon Snow não é filho do Rei Louco também?”. Não, ele é filho do irmão da Daenerys. “Do Viserys, aquele que morreu com o outro derretido na cabeça?”. Não, do outro irmão, do Rhaegar. “Quem?”.
Pois é, é que o Rhaegar morreu (aqui não é surpresa nenhuma, porque a gente já está acostumado com isso) e nem apareceu na série.
LEIA TAMBÉM:
. ‘Game of Thrones’: 4 fatos previsíveis e uma surpresa no final da 7ª temporada
. Precisamos falar do Mindinho e da carta que Arya achou
.’Game of Thrones’: HBO Espanha exibe episódio inédito por engano
Vamos ao passado para entender tudo isso. Há muitos anos, quem comandava os Sete Reinos e era dono do Trono de Ferro era Aerys II Targaryen, o Rei Louco, que todo mundo odiava.
Aerys casou com sua irmã, Rhaella. Se você achava que só os Lannisters eram chegados em um incesto, enganou-se: os Targaryen costumavam casar entre si para manter a “pureza” da linhagem. Juntos, os irmãos Targaryen tiveram três filhos: Rhaegar, Viserys e Daenerys.
Rhaegar era muito mais velho que os irmãos – na verdade, ele morreu antes mesmo de Daenerys nascer. Ele era casado com Elia Martell, irmã de Oberyn (lembra dele? O crânio dele foi esmagado por Gregor Clegane, o Montanha; difícil de esquecer).
A história toda é contada em detalhes no livro, mas é só mencionada rapidamente na série pelo Mindinho, lá na quinta temporada. Rhaegar e Lyanna Stark (irmã de Ned Stark, mãe de Jon Snow) se conheceram no Torneio de Harrenhal: Rhaegar venceu a competição e nomeou Lyanna como rainha do amor e da beleza, em vez de sua própria esposa (deve ter sido um climão).
Lyanna já era prometida a Robert Baratheon, mas o fato é que, um ano depois de conhecer Rhaegar, ela fugiu com ele. Robert dizia que ela foi sequestrada, mas essa é só a versão dele – os fãs acreditam que Lyanna estava apaixonada e seguiu sua própria vontade.
Toda essa confusão deu início a uma Rebelião: Aerys II, o Rei Louco, contra Robert Baratheon, os Stark e Jon Arryn. Depois que uma galera morreu nessa batalha (Elia Martell, seus dois filhos, o próprio Rhaegar), Ned Stark encontrou a irmã, Lyanna, em uma torre em Dorne.
Ela tinha acabado de dar à luz um menino e estava morrendo. Ela pediu para que Ned protegesse o bebê, pois Robert Baratheon o mataria. Atendendo ao último pedido da irmã, Ned levou o bebê a Winterfell e alegou que era seu filho bastardo, colocando em risco seu próprio casamento. Jon, então, é criado como bastardo de Ned – e a única pessoa que sabe de toda essa história (e ainda está viva para contar) é Bran, que teve visões.
O Rei Louco cai, Robert assume os Sete Reinos, os Targaryen sobreviventes são exilados de Westeros. Só depois de todo esse rolê é que Rhaella Targaryen dá à luz Daenerys.
Ufa, aí está: Daenerys é tia de Jon Snow, mesmo que seja um pouco mais nova que ele.
“Game of Thrones” vai ao ar aos domingos, às 22h, na HBO.