A sétima temporada de “Game of Thrones” tem apenas sete episódios – e, até agora, muita coisa aconteceu. Logo, é natural que alguma coisa ou outra seja resumida. Mas os produtores e roteiristas da série fizeram uma escolha curiosa: parece que deixaram o mapa de Westeros mais sucinto.
Em “Beyond the Wall”, episódio que foi ao ar na HBO neste domingo (20/8) – mas foi vazado pela HBO Espanha antes -, Jon Snow atravessa a muralha para capturar um caminhante branco – para provar para a rainha Cersei Lannister que o perigo é real.
Beric-Dondarrion-e-Jon-Snow
Se você ainda não assistiu ao episódio, cuidado com os spoilers.
É claro que o plano de Snow é arriscado – e dá (quase) tudo errado. O rei do Norte e seus companheiros são encurralados pelos caminhantes. Cercados por água, eles não têm para onde ir e correm o risco de congelar ali.
A única esperança dos aventureiros é o jovem Gendry, que conseguiu escapar e enviou um corvo para Daenerys Targaryen, pedindo socorro.
Até aí, tudo certo, mas Jon Snow, o Cão, Jorah Mormont e companhia têm pouco tempo: em uma temperatura daquelas, eles congelariam relativamente rápido.
Mas o fato é que o corvo saiu de Eastwatch, no norte, e voou até Dragonstone, onde Daenerys está, no sul. Depois disso, ela voou com seus dragões além da muralha, lá no norte de novo, para salvá-los.
Confira o mapa de Westeros abaixo (clique para ampliá-lo).
No início de “Game of Thrones”, na primeira temporada, Ned Stark disse que levaria uma semana para ir de Winterfell a Porto Real (em inglês, King’s Landing). E olhe que Westeros está bem mais ao sul que a muralha.
Tudo bem que os dragões de Daenerys Targaryen, claro, devem voar depressa – com eles, nenhum problema. Mas como o corvo enviado por Gendry voou tão rápido?
Vale lembrar que Daenerys chegou logo que o rio congelou novamente e antes dos homens morrerem congelados. Ou seja, ela não pode ter demorado mais do que uns dois ou três dias.
Antes de “Beyond the Wall”, outras viagens da sétima temporada também pareceram curtas, mas em nenhuma delas homens estavam congelando – e, por isso, não foi possível ter uma ideia do tempo percorrido.
A produção da série não deu nenhuma explicação quanto às viagens curtas, então podemos presumir que Westeros “diminuiu” só para economizar tempo nos episódios mesmo.
Tirando essa dúvida, “Beyond the Wall” foi um bom episódio, que promete ao público um ótimo season finale na semana que vem.