“Homem-Formiga e a Vespa”, que estreia nesta quinta (5/7) nos cinemas, é um passo importante para a Marvel: é o primeiro filme do estúdio a ser protagonizado por um super-herói e por uma super-heroína em pé de igualdade.
(Vale lembrar que a Capitã Marvel, que será interpretada por Brie Larson, ganhará um filme solo em março de 2019 – será o primeiro longa da Marvel protagonizado por uma mulher).
Em entrevista ao Hollywood Reporter, Evangeline Lilly afirmou que fez questão que sua personagem Hope (vulgo a Vespa) fosse feminina. “Quando fizemos “Homem-Formiga” [2015], eu aprendi muai thai e MMA. Só que o MMA é muito masculino, tem postura e ataques masculinos, e isso foi muito difícil para mim porque não me movo assim naturalmente”, afirmou a atriz. “Eu queria muito mudar isso em “Homem-Formiga e a Vespa”.”
homem-formiga-e-a-vespa
Lilly ainda destacou a importância de a Vespa ser mesmo uma super-heroína feminina: para que meninas pelo mundo pudessem se identificar com a personagem.
“Mesmo no primeiro filme, era muito importante, para mim, que Hope causasse emparia e compaixão. Os homens, claro, podem ter compaixão e serem feministas, mas a feminilidade é o centro do que é considerado desrespeito no patriarcado, então é importante sempre mostrar as qualidades femininas quando Hope lida com as situações.”
A atriz ainda afirma que teve uma enorme preocupação com o retrato de sua personagem: ela teve medo de que Hope, que deve representar a mulher moderna, acabasse virando um estereótipo autoritário de “mãe” – já que, em muitos filmes, a mulher chega para “acabar” com a diversão dos homens e representa apenas o lado racional e sério.
“Eu realmente falei disso muitas vezes [no set], em toda cena que poderia virar isso, eu protestava e dizia “Vamos prestar atenção aqui. Vamos ter certeza de que representamos uma mulher que também é capaz de sorrir e de se divertir um pouco, que pode ser leve em um momento sério, que aceita as piadas, que não é pesada.”
Há alguns dias, uma entrevista em vídeo com Lilly viralizou (assista abaixo): nele, a atriz fala sobre o uniforme desconfortável que veste, e como os homens reclamavam dos figurinos. Para ela, contudo, não foi tão difícil.
“Será que eu tenho o uniforme mais confortável do Universo Cinematográfico da Marvel? Ou será que os homens não têm a experiência de ficarem deconfortáveis só para ficarem bonitos?”. Nesse momento, ela mostra seu sapato de salto alto.