Está certo que “Game of Thrones” está repleto de personagens altamente estratégicos: Cersei Lannister, Daenerys Targaryen e Tyrion Lannister, por exemplo, dão aulas de como conquistar aliados, executar planos e aniquilar inimigos. Mas nenhum personagem chega aos pés de Petyr Baelish, o Mindinho.
Em “Eastwatch”, quinto episódio da sétima temporada, ele passou dos limites de novo. Se você ainda não assistiu a esse capítulo, pare aqui. Vai ter spoilers.
Percebendo uma tensão entre as irmãs Arya e Sansa, Mindinho deixa que Arya encontre um pergaminho. Pode ser que você não se lembre, mas ele já apareceu na série: é uma carta que Sansa escreveu ao irmão Robb, ainda na primeira temporada, forçada por Cersei Lannister. A carta dizia para que Ned Stark é um traidor e pedia para que Robb fosse leal a Joffrey Baratheon, que era rei na época.
Não dá para ler o pergaminho inteiro em “Eastwatch”, mas, na primeira temporada, ele dizia o seguinte:
“Robb, escrevo com o coração pesado. Nosso bom rei Robert está morto, vítima de um acidente durante a caça a javalis. Papai foi acusado de traição. Ele conspirou com os irmãos de Robert contra meu amado Joffrey e tentou roubar seu trono. Os Lannister estão me tratando muito bem e me dão todo o conforto. Eu imploro: venha a Porto Real, jure lealdade ao rei Joffrey e previna conflitos entre as grandes casas Lannister e Stark”
Só que Arya não sabe que a Sansa escreveu tudo isso sob ameaça. Verdade seja dita, as duas nunca se deram muito bem. Arya agora acha que Sansa não está defendendo Jon Snow em Winterfell. E aí o Mindinho, aproveitando-se de tudo isso, decidiu plantar mais essa semente da discórdia.
Curtiu esta matéria? Você também vai gostar de:
. Vamos esclarecer o parentesco de Daenerys e Jon Snow
.’Game of Thrones’: HBO Espanha exibe episódio inédito por engano
Talvez o plano dele seja que Sansa assuma mesmo o comando de Winterfell – e, assim, ele próprio possa ganhar algum poder. Mas existem três esperanças: Sansa não é mais boba como era nas primeiras temporadas e já não confia no moço; Brienne está em Winterfell, jurou proteger as meninas Stark e não gosta do Mindinho; e Bran Stark pode ver tudo: o Mindinho, inclusive, se assustou com ele no episódio passado ao perceber que o menino já desconfia dele.
Sim, parece que o Mindinho não engana mais ninguém, mas não dá para subestimar o cara: ele já deve ter traçado um plano, e a carta de Sansa foi o primeiro passo.
Vale lembrar que o Mindinho, afinal, é o causador dos principais conflitos da série: na primeira temporada, ele que causou discórdia entre os Lannister e os Stark, ao dizer que Tyrion Lannister tinha tentado matar Bran. Ele que “ajudou” Ned Stark a encontrar Gendry, o filho bastardo de Robert Baratheon, e a confrontar os Lannister – e aí Mindinho o traiu, e Ned acabou perdendo a cabeça. E, claro, ele está sempre do lado de quem oferece maior vantagem: vale lembrar que ele ia casar com Lysa Arryn, depois pensou que Sansa seria uma esposa mais vantajosa e jogou Lysa do Ninho da Águia.
O próximo episódio de “Game of Thrones” vai ao ar no domingo (20/8), às 22h, na HBO.