No início da tarde desta quarta (28), Luisa Mell, protetora de animais, fez um post em seu Facebook falando sobre a existência de corujas amarradas durante a exposição “Casa dos Bruxos”, sobre Harry Potter, que acontece no shopping Eldorado, na zona oeste de São Paulo. Os animais estariam lá, presos pelas patas, para que os visitantes pudessem tirar fotos.
Harry Potter in Concert chega ao Brasil em março com ingressos a R$ 300
Depois disso, centenas de pessoas deixaram mensagens no Facebook do shopping reclamando e exigindo a retirada dos bichos de lá.
De fato, ficam pelo menos quatro corujas no local durante todo o período da exposição, que é de terça a domingo, das 12h às 22h – a inauguração foi em 18/2, e a previsão é de que fique em cartaz até 11/3. O ingresso custa R$ 60.
Procurada, a assessoria do shopping divulgou o comunicado abaixo, dizendo que a presença dos animais foi suspensa até que os fatos sejam apurados.
“Informamos que os maus tratos aos animais não condizem com os valores do Shopping Eldorado e esclarecemos que estamos apurando as denúncias junto ao operador terceirizado responsável pelo evento para que todas as medidas cabíveis sejam tomadas. Reforçamos ainda que o shopping exige o cumprimento de todas as normas do Conselho Federal de Medicina Veterinária, que asseguram a saúde e o bem-estar de animais, e que a presença dos animais foi suspensa até que todos os fatos sejam esclarecidos.”
[ATUALIZAÇÃO] Após as repercussão negativa na internet, os animais foram substituídos por bichos de pelúcia. Luisa Mell postou em seu Instagram que foi ao shopping Eldorado com a polícia ambiental e com o Ibama, que está investigando a empresa responsável pelas corujas.
Até o momento da publicação, a Agência Animal Legal, responsável por levar as corujas ao evento, não havia respondido o contato da reportagem, assim como a assessoria da exposição.
A mostra serve como uma “preparação” para o evento Harry Potter in Concert, que também acontece no shopping Eldorado de 8 a 11/3. Na ocasião, o filme “Harry Potter e a Pedra Filosofal” será exibido com acompanhamento de uma orquestra, que fará a reprodução, ao vivo, das músicas compostas por John Williams.