Crítica | ‘Animais Fantásticos 2’ mostra que franquia não tem fôlego para 5 filmes

Com ritmo desigual, "Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald" mostra que o spin-off de "Harry Potter" pode se perder


“Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald” é o segundo filme da franquia, spin-off da saga “Harry Potter”, de um total de cinco longas-metragens planejados pela Warner Bros. Só que ficou claro que esse objetivo é bastante ambicioso – e, se a franquia continuar como está, não há fôlego para atingir essa meta.

Com direção de David Yates (que também comandou quatro filmes da série “Harry Potter”) e roteiro de J.K. Rowling, autora dos livros, “Animais Fantásticos 2” acompanha o zoólogo mágico Newt Scamander (interpretado por Eddie Redmayne). Mesmo negando um emprego como auror no Ministério da Magia, Scamander se vê envolvido em uma perigosa investigação.

Johnny Depp como Gellert Grindelwald em "Animais Fantásticos 2" (Foto: Divulgação)

Picture 1 of 6

Johnny Depp como Gellert Grindelwald em "Animais Fantásticos 2" (Foto: Divulgação)

A pedido do jovem professor Alvo Dumbledore (Jude Law), o protagonista precisa caçar Gellert Grindelwald (Johnny Depp), um perigoso bruxo das trevas que fugiu da prisão. Para isso, ele conta com a ajuda da auror Tina Goldenstein (Katherine Waterston, de “Alien: Covenant”) e do amigo trouxa Jacob Kowalski (Dan Fogler).

Ao mesmo tempo, acompanhamos a história do misterioso Credence Barebone (Ezra Miller, de “Liga da Justiça”), que tenta desvendar seu passado para descobrir por quê é uma figura tão importante na guerra entre bruxos.

Ao longo de sete livros de “Harry Potter”, J.K. Rowling mostrou grande talento para criar e desenvolver personagens. É uma pena que, em “Animais Fantásticos”, o feito não se repita. Vários deles são vazios e não mostram a que vieram e, além disso (não vamos dar spoilers), a franquia “Animais Fantásticos” corre o risco de se transformar em dramaturgia de novela.

“Os Crimes de Grindelwald” ganha bom ritmo apenas na segunda metade, o que é um desperdício. E o título “Animais Fantásticos” pode ter sido um tiro no pé: os bichos tinham presença justificada no primeiro filme, mas parece que agora estão ali só para dar embasamento ao nome.

“Animais Fantásticos 2” é realmente um filme feito para quem é fã de “Harry Potter”: faz várias referências à saga (leia mais aqui) e mostra personagens que têm sobrenome famoso só entre os fãs, caso de Leta Lestrange (Zoë Kravitz).

Se você for fã de “Harry Potter”, aí vai a dica: vale a pena ver “Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald” em 3D e, se possível, em Imax. Os efeitos especiais, afinal, são a maior qualidade do filme.

Assista ao trailer de “Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald”